Investigação: "Enfermagem no pré-hospitalar na pessoa vítima de trauma"

  • 21-06-2019

O trauma é uma importante causa de morte e morbilidade em pessoas com menos de 40 anos de idade, com elevado impacto a nível social e económico. A investigação científica tem-se assumido como um elemento determinante na melhoria da prevenção, tratamento e cuidados implementados às pessoas vítimas de trauma em contexto pré e intra-hospitalar.

 

Em Portugal, desde 2007, após a criação das ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), os Enfermeiros ganharam ainda MAIS relevância no socorro pré-hospitalar.

 

A contextualização de um Modelo Teórico de Enfermagem que dê suporte à prática dos Enfermeiros no pré-hospitalar é premissa urgente para a construção de guias práticos, fundamentais para integrar as intervenções de Enfermagem aos protocolos actualmente vigentes. É objectivo geral do estudo “Enfermagem Pré-Hospitalar à Pessoa Vítima de Trauma” avaliar a eficácia das intervenções dos Enfermeiros no pré-hospitalar no estado hemodinâmico das vítimas de trauma à chegada ao Serviço de Urgência.

 

Esta importante investigação para a Enfermagem teve inicio no mês de Março de 2019 nas Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida da Delegação Regional do Norte, Centro e Sul do Instituto Nacional de Emergência Médica. Com este estudo pretende-se analisar o impacto das intervenções de Enfermagem, autónomas e interdependentes, implementadas no pré-hospitalar, nas pessoas vítimas de trauma, caracterizar a evolução clínica da pessoa vítima de trauma, em função das intervenções implementadas e determinar o tempo que decorre entre o momento de chegada do meio de socorro e o momento de chegada à unidade hospitalar de referência.

 

São participantes do estudo todos os Enfermeiros a desenvolver actividade em Ambulâncias SIV.

 

Para mais informações do estudo contactar a Direcção de Enfermagem do INEM ou a equipa de investigação através do contacto 914973946.

 

Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da SRCentro, assinala que: "Todos temos do dever de contribuir para o desenvolvimento da Enfermagem, e neste sentido, a investigação adquire uma importância vital. Precisamos de investigação que sustente a valorização e a importância do papel do Enfermeiro na cadeia de valor! E precisamos de apoiar quem se disponibiliza a investigar!"

 

Os autores desta investigação são:

Mauro Mota, Enfermeiro no Hospital Nossa Senhora da Assunção -Seia; Unidade Local de Saúde da Guarda, EPE; Enfermeiro na Ambulância Suporte Imediato de Vida - Seia; Instituto Nacional Emergência Médica, IP 

 

Madalena Cunha, Professora Assistente da Escola Superior de Saúde de Viseu

 

Margarida Reis Santos, Professora Coordenadora da Escola de Enfermagem do Porto

 

Rui Campos, Enfermeiro Director do INEM

GCI/MA