Iniciativa literacia em saúde foi um sucesso

  • 10-09-2018

No âmbito do Dia Internacional da Literacia, a Secção Regional Centro da Ordem dos Enfermeiros (SRCentro) e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) dinamizaram, no dia 7 de Setembro, uma iniciativa para divulgar a Área do Cidadão do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

 

Durante o período da manhã, a Enfermeira Juliana Silva, da SRCentro, e a Enfermeira Judite Andrade, do CHUC, abordaram dezenas de utentes no átrio, no piso –1 das consultas externas e na sala de espera das consultas de urologia e transplantação renal do pólo HUC.

 

Embora a grande maioria dos cidadãos tenha manifestado desconhecimento pela Área do Cidadão, houve muita receptividade e interesse por parte dos utentes, tendo sido mesmo realizados novos registos no Portal do SNS.

 

Alguns dos cidadãos revelaram já estarem registados e afirmaram usar muito a plataforma, sobretudo para a marcação de consultas, estando a maioria satisfeita com a facilidade e carácter intuitivo do site.

 

Apesar de terem reconhecido que muitos utentes estão integrados e familiarizados com o uso de novas tecnologias e meios digitais, as enfermeiras depararam-se com muitos utentes, mais idosos, que não dispõem sequer de internet. No entanto, estes utentes mostraram-se interessados e pretenderam ficar com informação sobre o portal do SNS para poderem passar a mensagem à sua rede familiar de apoio que poderá estar mais apta a registar-se na Área do Cidadão.

 

A possibilidade de marcar consultas, renovar medicação habitual e poder gerir os seus dados médicos e autorizar a consulta dos mesmos foram algumas das funcionalidades que despertaram mais curiosidade por parte dos utentes.

 

Dado o sucesso desta iniciativa, a SRCentro e o CHUC irão replicar a mesma em breve no Hospital Geral dos Covões (em Coimbra).

CHUC (foto) - GCI/PR