Ginástica Laboral: Mais forma…mais saúde!

  • 30-05-2023

Tendo por base o conceito de “ginástica laboral”, aliado à preocupação do serviço da Medicina do Trabalho do Centro Hospitalar Baixo Vouga (CHBV) relativamente à saúde laboral dos profissionais, não esquecendo a frase da Organização Mundial de Saúde (OMS): “A riqueza de uma empresa depende da saúde dos trabalhadores”, foi solicitado à Equipa de Enfermagem de Reabilitação a elaboração de uma iniciativa nesse sentido.

 

Depois de aceitarem o desafio, no dia 6 de fevereiro de 2023, a equipa implementou o projeto: “Ginástica Laboral: Mais forma…mais saúde!”, no CHBV. 

 

Com parceria do Serviço da Medicina do Trabalho e a Equipa de Enfermagem de Reabilitação, e coordenação da enfermeira especialista de reabilitação Anabela Cardoso, encontra-se integrado no projeto: CONCILIAR +. 

 

Pretende-se, assim, promover a mudança de comportamentos das equipas no local de trabalho, de forma a prevenir complicações na saúde dos colaboradores decorrentes da atividade laboral.  

 

A implementação decorre em 4 fases, englobando todos os serviços e gabinetes do CHBV, com a realização de um programa de ginástica nos próprios locais de trabalho, com suporte musical, dois dias por semana, durante o turno da manhã, num horário definido por cada serviço, com duração de cerca de 10 minutos. 

 

É da responsabilidade do elo de ligação levar as equipas a cumprir o programa de Ginástica laboral, motivando-os para a importância do mesmo na sua saúde e identificando potenciais dinamizadores do programa dentro das próprias equipas, após a fase de implementação nos serviços.

 

Os elos de ligação do projeto são todos Enfermeiros com especialidade, em Enfermagem de reabilitação, pertencentes, quer à equipa de Enfermagem de Reabilitação, como a outras equipas do CHBV.