EuAlerto_Plataforma de Denúncias

• 17-03-2017

A SRCentro desenvolveu uma nova plataforma online designada “EuAlerto”, de preenchimento simples e directo, dotando de simplicidade e rapidez o processo de denúncia à Ordem dos Enfermeiros.

Neste momento, já se encontra disponível uma plataforma direcionada aos Alertas pelo Cidadão.

ACESSO PARA A PLATAFORMA - EuAlerto

Esta plataforma possibilitará a denúncia/exposição de situações que comprometam a dignidade profissional e a qualidade e segurança dos cuidados prestados aos cidadãos, e que no seu entender merecem uma intervenção da Ordem dos Enfermeiros.

A comunicação de factos que possam atentar contra a profissão é um dever profissional (alínea j do Art.º 97 da Lei n.º 156/2015, de 16 de Setembro_Estatuto OE).

Informação adicional:

QUESTÕES DE APOIO/FREQUENTES

.Quais os elementos que deve ter a minha denúncia/exposição?

As denúncias/exposições devem ser completas e fundamentadas indicando, sempre que possível, informação detalhada sobre a pessoa ou organização visada, os factos, datas e locais da sua prática, a sua identificação pessoal (nome e contato) e informação sobre se a denúncia/exposição foi apresentada junto de outra entidade.

.O que acontecerá depois da submissão da informação?

A sua denúncia/exposição será analisada e devidamente investigada pelas estruturas da SRCentro.

.Porque é necessário incluir a minha informação pessoal? O meu anonimato está garantido?

Todas as informações pessoais (Nome, n.º membro e contactos) serão utilizadas apenas para confirmação da denúncia/exposição. O anonimato e confidencialidade está garantido, pelo que em momento algum, os seus dados pessoais serão divulgados de forma pública ou junto de terceiros.

.Serei contactado em algum momento do processo de análise?

Poderá ser necessário estabelecer contacto durante o processo de análise, com vista à confirmação da informação. Sempre que houver novos desenvolvimentos ou informação adicional, será notificado por email.

.Como poderei saber mais informações sobre o processo de análise e eventuais consequências?

No momento de inserção da informação receberá um email com o resumo da informação que submeteu e um código/link para poder acompanhar todo o processo de desenvolvimento da investigação e eventuais consequências.

CDR/GCI/MA/HN