Fatores de retenção dos enfermeiros nas organizações de saúde

  • 19-06-2023

O presente estudo online "Fatores de retenção dos enfermeiros nas organizações de saúde: uma abordagem através do Job Embeddedness" faz parte de um projeto da responsabilidade da Enf. Sofia Gonçalves (investigadora responsável) com a orientação do Professor Doutor Francisco Guilherme Serranito Nunes, ambos do ISCTE Business School.

 

Hoje em dia, num ambiente em que a escassez dos enfermeiros é crescente, assistimos ainda a um problema global de rotatividade dentro da própria classe, que tem atraído a atenção internacional, devido aos custos financeiros e humanos que lhe estão associados.

 

O objetivo deste estudo é produzir conhecimento no que diz respeito à rotatividade dos enfermeiros e aos fatores determinantes de retenção dos mesmos nas organizações de saúde, através da aplicação do Modelo do Job Embeddedness. Este modelo foca-se nas razões afetivas e não afetivas que levam o individuo a permanecer numa organização, tendo em conta os contextos organizacional e comunitário onde ele é inserido.

 

Neste sentido, poderão participar todos os enfermeiros que exerçam a sua atividade numa unidade de prestação de cuidados de saúde, em Portugal. Se exerce essa atividade em 2 ou mais instituições, escolha aquela com a qual tem um maior vínculo laboral.

 

Submeta a sua opinião neste link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOgpVInZB7zhaF5FtRXSZAm_oRyiddIfII18rH9cvEyqVOkg/viewform?usp=sf_link