ESHRE certifica enfermeiras portuguesas

  • 13-08-2018

A Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia  (European Society of Human Reproduction and Embryology – ESHRE) acaba de certificar a enfermeira portuguesa Rita Matias, que, assim, passa a integrar este grupo restrito de profissionais de saúde reconhecidos na Europa e internacionalmente.

 

Para a profissional, “este reconhecimento vem reforçar a importância que o papel das enfermeiras nesta área da procriação medicamente assistida, é o reconhecimento do nosso trabalho e é também o reconhecimento por uma instituição que é a mais importante a nível europeu”.

 

Enfermeira desde 2011, licenciada na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Rita Matias trabalha no centro de estudos de fertilidade Ferticentro, e acredita que o facto de passar a integrar este grupo de membros da ESHRE “reforça o nosso conhecimento e a segurança com que trabalhamos e a interacção com a equipa multidisciplinar no nosso trabalho do dia-a-dia”.

 

“As enfermeiras na área da procriação medicamente assistida têm um papel muito abrangente que envolve praticamente todos os procedimentos desde que os pacientes chegam para uma primeira avaliação, todo o acompanhamento durante as consultas, ecografias, um papel muito importante nos ensinamentos que são feitos aos pacientes, nomeadamente explicar todos os tratamentos que vão realizar, todas as etapas. Também estão presentes em todos os procedimentos, como por exemplo no bloco operatório e que envolvem a punção de ovócitos, transferências de embriões, entre outros. E também fazemos um pouco de acompanhamento e apoio psicológico que estes pacientes tanto precisam”, acrescenta.

 

Também Cláudia Raquel Ribeiro dos Santos (a exercer actividade no Serviço de Medicina da Reprodução do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) obteve a certificação ESHRE neste ano, juntando-se assim a Maria Glória Farinha Ferreira, que integra a lista desde o ano passado, e a Vanessa Oliveira, que faz parte da lista de membros de enfermagem certificados pela instituição europeia desde 2015.

 

A ESHRE tem como missão promover o interesse e a compreensão da biologia e medicina reprodutiva e até ao momento existem 15 enfermeiros portugueses certificados por esta entidade. 

GCI/PR