Enfermeiros do Centro premiados no Congresso

  • 09-05-2022

 

 

A Equipa de Enfermagem do Serviço de Urgência do Hospital de Santo André – Centro Hospitalar de Leiria, e a Associação Bisturi Humanitário foram premiadas durante o VI Congresso dos Enfermeiros.

 

O enfermeiro Paulo Lopes, Chefe da Equipa do Hospital de Santo André, representou todos os seus enfermeiros ao receber o Prémio Valor e Excelência na categoria “Prestação e Cuidados”.

 

Este grupo de enfermeiros sempre soube que tinha o direito, mas em particular, o dever de expor as situações que ponham em causa uma prática de cuidados segura e de qualidade.

 

Desde 2021, conscientes da gravidade e do perigo em que estavam a ser prestados cuidados de saúde aos utentes deste centro hospitalar, encetaram uma acção de defesa da qualidade e segurança.

 

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros recebeu (e continuar a receber) mais de 3000 pedidos de escusa de responsabilidade. Situação que revela a coragem destes enfermeiros pela defesa de dotações seguras para a segurança de utentes e profissionais de saúde.

 

Esperamos que, tão cedo quanto possível, as suas tomadas de posição junto dos seus superiores se convertam em mudanças efectivas no Hospital de Santo André, e que este movimento se transforme num paradigma no âmbito da prestação de cuidados de qualidade e com segurança, não só nos hospitais, mas em todas as instituições de saúde nacionais.

 

Paralelamente, a Associação Bisturi Humanitário (ABH) foi galardoada com o Prémio Valor e Excelência na categoria “Promoção da Enfermagem Portuguesa no Estrangeiro”.

 

Como parceira desta associação, a SRCentro orgulha-se do trabalho que vários enfermeiros e outros profissionais de saúde têm realizado na Guiné-Bissau.

 

Procedimentos médico-cirúrgicos, formação de profissionais de saúde locais para estarem mais capacitados e autónomos são algumas das actividades desenvolvidas pela associação naquele país, ao longo de várias missões lideradas pelos Enfermeiros Jorge Sousa e Paula Eira.

 

A ABH é a acção, a voz e o exemplo daquilo que é a Enfermagem portuguesa e os Enfermeiros e Enfermeiras de Portugal: profissionais com conhecimentos ímpares, e com a digna e excelsa missão de cuidar de cada um de nós, no nosso país ou fora dele.

 

A todos estes vencedores e aos restantes premiados do VI Congresso dos Enfermeiros, que decorreu de 05 a 07 de maio em Braga, o nosso Muito Obrigado e Muitos Parabéns!

GCI/MA e PR