Enfermeiros de Dermatologia conscientes da multidisciplinaridade

• 23-11-2021

Nos dia 19 e 20 de Novembro decorreu, em Coimbra, a 1ª Reunião de Enfermeiros de Dermatologia, organizada pela Associação Portuguesa de Enfermeiros Em Dermatologia – APEDerma.

Em representação da Digníssima Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ricardo Correia de Matos esteve na sessão de abertura.

O Presidente da Secção Regional do Centro (SRCentro) da OE parabenizou a equipa responsável pelo evento, liderada pelo Enf. Miguel Teixeira, “pela coragem, inovação mas sobretudo pela atitude construtiva e integrativa dos vários stakeholders”.

“O Sistema de Saúde Português enfrenta vários desafios mas existe um que será determinante na sustentabilidade e prosperidade futura: saber trabalhar em equipa interdisciplinar. E nesta dimensão, a APEDerma já está a dar cartas”, concluiu.

Já o Presidente do Conselho de Enfermagem da SRCentro, Pedro Lopes, foi convidado para moderação da mesa “A equipa multidisciplinar na jornada do doente com Dermatite Atópica”.

Além de ter evidenciado o dinamismo, motivação e empenho que o Presidente da APEDerma e a sua equipa têm demonstrado na defesa da elevação dos cuidados de enfermagem em dermatologia, Pedro Lopes salientou que, "só através de sinergias entre associações de doentes, associações profissionais, Ordens Profissionais, gestores, entre outros, podemos pensar em soluções que, de uma forma global, produzam melhores resultados em saúde, mais saúde e maior satisfação dos nossos utentes. A boa prática depende de todos nós!”.

Miguel Teixeira, Presidente da APEDerma, manifestou sinceros agradecimentos por todo o apoio e proximidade prestados pela OE, e afirmou que “enquanto associação, tudo vamos fazer para qualificar os enfermeiros, articulando com a OE, para que essas qualificações se traduzam em certificação de competências. Vamos mostrar que essas competências significam uma melhor prática, melhores cuidados, melhores indicadores em saúde e maior reconhecimento do papel do enfermeiro nas equipas de saúde”.

GCI/MA e PR