Enfermeiros como agentes de mudança

• 01-07-2021

A Campanha Nursing Now, lançada pela OMS e o Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses – ICN), e promovida em Portugal pela Ordem dos Enfermeiros, apresentou o seu último relatório: “Agentes de Mudança: a história da campanha Nursing Now”.

O documento mostra como a influência dos enfermeiros e os seus aliados, unidos em todo o mundo, está a aumentar e a criar uma plataforma para melhorar os cuidados de saúde no futuro.

Divulgada oficialmente em Fevereiro de 2018, a Nursing Now visava melhorar a saúde através da elevação mundial do estatuto e perfil da Enfermagem e maximizar o seu contributo na cobertura universal de saúde, no empoderamento das mulheres e no desenvolvimento económico.

A campanha está presente em 126 países, com mais de 800 grupos independentes, com a participação de mais de 31 mil jovens enfermeiros no Nightingale Challenge e com mais 24 países a investirem em Enfermagem devido a este movimento.

As redes sociais e o desenvolvimento dos meios digitais também contribuíram para ligar todos estes profissionais de saúde em todo o mundo, oferecendo-lhes uma verdadeira plataforma para partilharem e espalharem os seus apelos, com uma mensagem-chave: “os enfermeiros são agentes vitais de mudança que podem melhorar a saúde e transformar os cuidados de saúde”.

Para melhorar a saúde e bem-estar dos cidadãos e oferecer um sistema de saúde de qualidade, é necessário investir na educação dos enfermeiros, oferecendo-lhes a possibilidade de trabalharem com todo o seu potencial.

A pandemia de COVID-19 colocou o foco nos enfermeiros e destacou a importância da sua profissão no salvamento de vidas humanas. Os enfermeiros sempre estiveram na linha da frente para assegurar aos pacientes cuidados de saúde, cuidados mentais e o bem-estar físico que eles necessitam, adoptando soluções inovadoras para enfrentar os novos desafios que surgiram devido à COVID-19, como verdadeiros agentes de mudança!

Mas a pandemia também revelou como os enfermeiros são frequentemente subestimados e, sendo necessário agir rapidamente e da melhor forma possível nestes momentos, investir na formação de enfermeiros, capacitá-los para trabalhar em ambientes seguros, reconhecer a sua importância, apoiá-los e dar-lhes maior liderança são acções necessárias que devem ser implementadas o mais rapidamente possível para assegurar a criação de um sistema de saúde forte e resiliente.

Por fim, o relatório mostra que as realizações mais notáveis têm ocorrido a nível nacional, onde os grupos Nursing Now têm influenciado políticas e investimentos. 63 Grupos relataram um aumento do investimento em enfermagem durante a campanha, com algumas provas de que em 24 países o investimento foi directamente influenciado pelos movimentos locais Nursing Now.

Houve também um aumento de enfermeiros em posições de liderança, como Enfermeiros Chefe e em conselhos de administração, sendo capazes de exercer maior influência na definição de políticas e na prestação de serviços e cuidados de saúde.

Consulte o relatório completo AQUI.

GCI/MA e PR