Enfermagem, uma voz para liderar

• 21-05-2021

A Associação de Promoção, Apoio e desenvolvimento da enfermagem Pediátrica (APADEP) organizou, com a Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros, um conjunto de iniciativas no Hospital Pediátrico de Coimbra para assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro.

Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo Regional, esteve presente no painel do dia 19 de Maio, cuja temática foi “Enfermagem, uma voz para liderar. Uma visão do futuro para os cuidados de saúde”.

Após uma mensagem enviada por Howard Catton, Director Executivo do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), Ricardo Correia de Matos frisou o facto de que a “pandemia mostrou que o papel do enfermeiro é determinante, não só nos sistemas de saúde, mas principalmente na construção do Estado Social. Como afirmou o nosso Presidente da República, os enfermeiros estão presentes em todos os níveis da cadeia de valor, adquirindo assim uma importância sistémica na criação de ganhos em saúde e na melhoria sustentável da qualidade de vida dos portugueses”.

“Uma voz para liderar, pretende empoderar todos os enfermeiros a acreditarem que é possível fazermos a diferença. Cada um no seu contexto! Todos somos chamados a construir uma cadeia de exigência. O tempo de trabalharmos em contextos deficitários, mas também perigosos para a vida das pessoas, já passou! Se queremos fazer a diferença, temos de exigir condições de qualidade e segurança nos contextos. E esta exigência nasce em cada Enfermeiro”, conclui o Presidente da SRCentro.

A sessão terminou com a apresentação do 1º Prémio APADEP para a Investigação e Boas Práticas em Cuidados de Enfermagem à Criança, Jovem e Adolescente.

GCI/MA e PR