Dimensões do cuidar nos cuidados de saúde primários

  • 27-05-2020

Os cuidados de saúde primários representam o primeiro nível de serviços de saúde pessoais na comunidade, garantindo cuidados acessíveis, contínuos e completos para as necessidades de saúde ao longo da vida de um indivíduo. Os profissionais que prestam cuidados de saúde primários trabalham com os pacientes e as suas famílias. Atendem às suas necessidades de saúde imediatas e a longo prazo, e não apenas em resposta a um conjunto de doenças específicas.

 

Têm uma abordagem que envolve determinantes de saúde mais amplos e aspectos inter-relacionados que influenciam o bem-estar físico, mental e social das pessoas.

 

Os enfermeiros têm um papel fundamental na prestação, expansão e coordenação dos cuidados de saúde primários. Através da sua formação e do seu trabalho, demonstraram prestar cuidados seguros e eficazes na prevenção, diagnóstico, tratamento, gestão e reabilitação de doenças.

 

O Gabinete Regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Europa lançou um novo relatório com algumas orientações para que decisores políticos, professores, gestores e clínicos procurem desenvolver e assegurar determinadas aptidões entre os enfermeiros que prestam cuidados de saúde primários. Estas directrizes deverão sempre ser ajustadas ao contexto de cada país.

 

O documento foi revisto por um grupo de especialistas da Glasgow Caledonian University, pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), pela Agência de Saúde Pública de Inglaterra.

 

As aptidões estão alinhadas com os cinco clusters de competências, identificados pelo Gabinete Regional da OMS para a Europa como cruciais para os cuidados integrados e apresentados como reforço de uma força de trabalho de saúde competente na prestação de serviços de saúde coordenados/integrados.

 

Consulte o relatório completo AQUI.

 

GCI/MA e PR