Dia Mundial do Cancro do Pulmão - 1 de Agosto

• 30-07-2019

Assinala-se no dia 1 de Agosto o Dia Mundial do Cancro do Pulmão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), este é um dos tipos de cancro mais comuns e com maior taxa de mortalidade a nível mundial, pelo que a precocidade do seu diagnóstico é de extrema importância.

Tendo como principal factor de risco o tabagismo, factores ambientais (exposição ao amianto, arsénico, mercúrio ou urânio) e genéticos (história de cancro anterior, idade, história familiar e doenças pulmonares) não devem ser ignorados.

Não menos importante é estar atento a alguns sinais de alerta – perda de apetite e peso, cansaço, tosse seca persistente e/ou com sangue, dificuldade respiratória e dor no peito ou costas – que podem ajudar a detectar o cancro do pulmão ainda num estádio inicial.

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros associa-se a este dia incentivando o combate ao tabagismo e poluentes atmosféricos.

Uma mensagem do Conselho de Enfermagem Regional.

CER e GCI/MA e PR