Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose - 24 de Março

  • 23-03-2018

Comemora-se no dia 24 de Março o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose. A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch) que afeta principalmente os pulmões, mas que pode afetar outros órgãos, como ossos, rins, meninges entre outros.

 

A tuberculose é ainda nos dias de hoje, um dos maiores problemas mundiais de saúde pública, pois morrem mais pessoas por tuberculose em todo o mundo, do que, por qualquer outra doença infecciosa curável. Calcula-se que a cada ano que passa, surjam 9 milhões de novos casos e que destes, 1,8 milhões acabem por morrer. Esta é uma situação particularmente grave se pensarmos que se trata de uma doença curável e com tratamento de baixo custo.

 

Os Enfermeiros desempenham um papel crucial no tratamento através do rigor do cumprimento da TOD (toma sob observação direta) quer na identificação e rastreio de contactos.

 

A SRCentro recomenda a todos os Enfermeiros que cumpram escrupulosamente as normas da Direção Geral da Saúde para o tratamento e rastreio da doença.

 

Uma mensagem do Conselho de Enfermagem Regional

CER/GCI/MA