Dia Internacional da Literacia

• 04-09-2020

“A Literacia em Saúde é importante para a qualidade de vida de todos”.

No dia 8 de Setembro comemora-se o Dia Internacional da Literacia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Literacia em Saúde como o conjunto de “competências cognitivas e sociais e a capacidade da pessoa para aceder, compreender e utilizar informação por forma a promover e a manter uma boa saúde”.

Implica o conhecimento, a motivação, a disponibilidade, a responsabilidade e as competências das pessoas/ famílias/ comunidade para aceder, compreender, avaliar e aplicar informação em saúde para formar juízos e tomar decisões no quotidiano sobre cuidados de saúde, prevenção de doenças e promoção da saúde, mantendo ou melhorando a sua qualidade de vida durante todo o ciclo vital.

A promoção da Literacia em Saúde junto das pessoas, das comunidades e das organizações constitui-se como uma importante oportunidade e desafio da Saúde Pública.

A Literacia em Saúde é um tema emergente da nossa sociedade e são vários os estudos que demonstram que níveis adequados de literacia em saúde podem ter uma relação directa nos resultados em saúde, na utilização dos serviços de saúde e nos custos em saúde.

Hoje, talvez mais do que nunca, pela situação pandémica que vivemos, o conhecimento da comunidade no seu processo de transição saúde- doença, e nas implicações que o mesmo tem para a sua qualidade de vida, tem de ser encarado como um factor essencial na defesa da Saúde Pública.

Importa melhorar a Literacia em Saúde no contexto da navegação no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e no Sistema de Saúde, em geral. A baixa Literacia em Saúde é um factor promotor de uma maior inadequação e utilização dos serviços de saúde (um maior número de internamentos e a uma utilização mais frequente de serviços de urgência), maior dificuldade na comunicação profissional de saúde‐doente e, também, uma menor prevalência de atitudes individuais e familiares preventivas no campo da saúde. Ou seja, a uma menor qualidade de vida.

A Ordem dos Enfermeiros continuará a alertar, junto dos cidadãos, dos enfermeiros, dos parceiros sociais e decisores políticos, para a importância do envolvimento de cada um de nós no seu processo de saúde. Zelar pela segurança e qualidade dos cuidados de saúde é um dos nossos desígnios e os Enfermeiros são profissionais de saúde facilitadores no processo de transição saúde-doença.

A Literacia em Saúde é um desafio para todos: políticos, profissionais de saúde e cidadãos, mas, para a promover de forma efectiva e eficaz, são necessárias acções específicas para incrementar a autonomia dos cidadãos e as qualificações e competências dos profissionais e decisores nesta matéria.

O cidadão tem o “dever” de exigir as melhores práticas clínicas, para isso tem de ser empoderado através do conhecimento e das competências, envolvido e responsabilizado pela promoção da sua saúde.

“All aboard, leaving no one behind!”

“Ninguém está Sozinho”

Uma mensagem de Pedro Lopes, Presidente do Conselho de Enfermagem Regional