"Deve-se efectivar a administração de vacinas no nosso SNS com os Enfermeiros"

• 15-12-2020

"Deve-se efectivar a administração de vacinas no nosso SNS com os Enfermeiros que são o grupo profissional que está melhor preparado para lidar com todos os efeitos secundários.

Não existe local mais seguro que o nosso centro de saúde com profissionais habituados, com competência e experiência na administração de vacinas".

Sobre o facto de os portugueses ainda não confiarem na eficácia da nova vacina, tal como apontado por um estudo recentemente divulgado, o Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, indica ser "normal ter algum receio, é uma vacina nova e relembro que é uma vacina da nova geração e é a primeira vez que é produzida uma vacina deste tipo para seres humanos. No entanto, daquilo que têm sido os efeitos secundários visíveis, quer no Reino Unido, quer nos Estados Unidos, algumas reacções alérgicas vão ao encontro da percentagem que já é normal noutras vacinas. As vacinas são o produto com menor taxa de reações alérgicas que existe e dá-nos muita segurança a sua administração".

Ouça, na íntegra, as declarações de Ricardo Correia de Matos à Rádio Regional do Centro sobre o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19:

GCI/MA e PR