Desmistificar a Pesquisa Clínica

  • 13-07-2023

Atenta às necessidades de uma sociedade que evolui a um ritmo sem precedentes, a SRCentro, através da Estrutura para a Qualidade, Investigação, Inovação e Promoção da Saúde (EQuIPS), propõe a realização de um "ciclo de webinares" que tem como principal objetivo capacitar os enfermeiros para realizarem investigação nos diferentes contextos do exercício profissional.

 

A quarta sessão deste Ciclo de Webinares de Investigação EQuIps - Desmistificar a Pesquisa Clínica ocorre no dia 19 de julho, das 16h às 18h.

 

De acordo com International Council of Nurses (ICN), a procura de cuidados de saúde de qualidade, eficazes e eficientes colocou a investigação em enfermagem num lugar de destaque. De facto, é através da investigação em enfermagem que podemos adicionar novos conhecimentos à nossa prática clínica, com benefícios evidentes para as pessoas, famílias e/ou comunidades alvo dos nossos cuidados.

 

Para além disso, a investigação em enfermagem permite construir novos conhecimentos, responder a questões da prática clínica e/ou resolver problemas do nosso quotidiano, valorizando os profissionais (enfermeiros) e as instituições que a fomentam.

 

Para Yates (2015), a investigação na prática clínica fornece a base para os cuidados de enfermagem de alta qualidade e representa uma etapa essencial para fomentar a prática baseada na evidência.

 

A atividade é aberta a todos os enfermeiros com interesse na área, sendo a inscrição gratuita, mas obrigatória no Balcão Único AQUI.

 

 

Objetivos:

  • Conhecer as etapas inerentes a uma pesquisa clínica;
  • Promover a discussão sobre o papel do enfermeiro nas diferentes etapas de uma pesquisa clínica;
  • Discutir as implicações para a prática resultantes da realização de pesquisa clínica em diferentes contextos.

 

Preletores:

Andréa Marques Professora Adjunta | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e Investigadora Integrada | Unidade Investigação Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) - ESEnfC

 Moderadores:

Ricardo Ferreira - Investigador Auxiliar | Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR) – Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL); Investigador | Serviço Reumatologia Centro Hospitalar e Universitário Coimbra (CHUC) e Núcleo Investigação em Enfermagem (NIE); CEO e Coordenador Científico | QLV Research Consulting

Maria Helena Rodrigues - Enfermeira Gestora | Centro Hospitalar e Universitário Coimbra (CHUC) – Hospital Geral e Secretária Conselho Diretivo Regional | SRCentro

 

Inscrições: Balcão Único
Local: Plataforma online Cisco Webex (após inscrição receberá no dia do evento o link para assistir ao Webinar)
Prazo limite de inscrição: 18 de julho (16h00)
Evento: Gratuito
Duração: 2h (esta atividade irá atribuir 0,35 Créditos de Desenvolvimento Profissional - CDP)
Organizador: SRCentro
Público Alvo: Estudantes de Enfermagem; Enfermeiros; Enfermeiros Especialistas; Enfermeiros Gestores
Nota: Necessita assistir, no mínimo, a 50% do total de horas do webinar para obtenção de certificado

 

Para mais informações, envie email para: [email protected] 

 

GCI/SRCentro