• 22-11-2021

O livro “Competências em Enfermagem Gerontogeriátrica: uma exigência para a qualidade do cuidado” foi lançado no dia 28 de Outubro, Dia Mundial da Terceira Idade.

Editada pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem e pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), que acolhe este centro financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a obra procura “responder aos desafios e oportunidades colocados pelo envelhecimento à Enfermagem, sendo uma das áreas centrais do cuidado de Enfermagem para o século XXI”.

Os seus coordenadores, Joana Ferreira, enfermeira na Cruz Vermelha Portuguesa e Vogal do Conselho Jurisdicional Regional da Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros; João Tavares, Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro; e Maria de Lurdes Almeida, Professora Coordenadora da ESEnfC, iniciaram uma investigação denominada “Perfil de competências das/os enfermeiras/os no cuidado à pessoa idosa”, que culminou com o desenvolvimento de dois padrões de competências em Enfermagem Gerontogeriátrica.

Conscientes da “ausência de padrões de competências na área da Enfermagem Gerontogeriátrica em Portugal, e, sabendo que a maioria das/os enfermeiras/ os portuguesas/es cuidam ou cuidarão de pessoas idosas em diferentes contextos da sua prática, e que a maioria tem uma formação e/ou conhecimentos insuficientes para propor um cuidado de qualidade a estes utentes”, os enfermeiros desenvolveram esta colectânea que tem a participação de três dezenas de autores.

“Reconhecemos que a maioria das pessoas idosas têm condições de saúde complexas e altamente diferenciadas”, de tal modo que “as/os enfermeiras/os têm de ser competentes no desenvolvimento do cuidado de Enfermagem”.

Assim, Joana Ferreira, João Tavares e Maria de Lurdes Almeida acreditam “que a formação cada vez mais especializada nesta área é um requisito essencial para a qualidade do cuidado, o que significa que se espera e esperará dos enfermeiros que cuidam de pessoas idosas uma prática baseada na evidência e uma crescente especialização gerontogeriátrica”.

Para o grupo de coordenação deste livro, “a gerontogeriatria é uma área de futuro, não só porque existem mais pessoas idosas, mas porque o perfil das mesmas está em mudança, nomeadamente, com o aumento da escolaridade, literacia e situação socioeconómica. Esta mudança societal irá potenciar uma procura de profissionais mais especializados e competentes nesta área”.

Contudo, apontam como grande desafio o baixo reconhecimento desta área pelos próprios enfermeiros, em equipas de enfermagem e equipas multidisciplinares; das pessoas idosas e suas famílias, mas também ao nível das instituições de saúde e/ou sociais empregadoras, tal como no âmbito dos planos curriculares das escolas de Enfermagem (a nível graduado e pós-graduado).

Poderá consultar o livro Competências em Enfermagem Gerontogeriátrica: uma exigência para a qualidade do cuidado. (clique no link ou na imagem).