Boletins Informativos

• 08-11-2019

Seguindo o exemplo da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Fundão – pertencente ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Cova da Beira – que organiza há um ano um Boletim Informativo, a Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros destaca este trabalho e convida mais unidades de saúde e outras instituições com profissionais de Enfermagem a promoverem este tipo de comunicação.

Eugénia Lindeza, enfermeira coordenadora da UCC do Fundão e do boletim electrónico “Mudar para @proximar”, revela que “a ideia surgiu quando fizemos cinco anos de existência da UCC, achámos que devíamos assinalar de uma forma diferente, então pensámos num boletim, uma newsletter. Mudar para @proximar porque é o lema da UCC do Fundão e entretanto demos continuidade a este projecto trimestral”.

Divulgam notícias sobre o trabalho que desenvolvem e algumas das parcerias que têm, bem como convidam outros colegas e parceiros a colaborar com artigos que sejam relevantes. “Não são só enfermeiros e profissionais da UCC que contribuem, temos a participação de outras unidades, de nutricionistas, técnicos de saúde ambiental, temos uma diversidade multiprofissional, o boletim é aberto a qualquer profissional e parceiro que queira colaborar”, acrescenta a enfermeira.

Há posteriormente uma selecção de conteúdos, apoiada pelo conselho técnico da UCC, e o boletim é depois enviado para todas as UCC do ACES Cova da Beira, para a ARSCentro, para os nossos parceiros e para toda a rede social do concelho do Fundão.

Segundo Eugénia Lindeza, “os leitores dão os parabéns pela iniciativa e, por vezes, ao ficarem a saber das iniciativas, há uma troca de experiências com outras UCC, perguntam-nos como é que conseguimos fazer determinada actividade, pedindo colaboração nesse âmbito”.

GCI/MA e PR