1º Seminário Núcleo Enfermagem Médico Cirúrgica ULS Viseu Dão-Lafões

• 18-03-2024

No dia 14 de março de 2024 realizou-se o 1º Seminário do Núcleo de Enfermagem Médico Cirúrgica da ULS Viseu Dão-Lafões (NEMC ULSVDL), que decorreu no auditório e instalações do Departamento de Formação do Hospital de São Teotónio.

Ao longo do evento foi abordada a importância dos indicadores sensíveis aos cuidados especializados e apresentado o trabalho desenvolvido ao nível dos projetos de melhoria contínua em curso na ULSVDL. Foi ainda dada visibilidade aos percursos e contributos dos núcleos de Enfermagem Médico-Cirúrgica de outras ULS e destacado o seu valor para a investigação em enfermagem.

Valter Amorim, Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, esteve representado por Luís Lopes, vogal efetivo do Conselho Diretivo Regional na Sessão Solene. Neste momento esteve igualmente presente o Enf. Diretor José Luís Gomes, em representação do Conselho de Administração da ULS Dão Lafões, e Jorge Melo, Enfermeiro em Funções de Direção na ULSVDL e Coordenador do NEMC.

O painel “Indicadores sensíveis aos cuidados especializados em EMC”, foi dinamizado pelo Enf. Paulo Matos, Secretário da Mesa do Colégio da Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica, que apontou o referencial e a metodologia para definição dos indicadores propostos pela Ordem do Enfermeiros e relevou a importância dos núcleos de enfermagem em todo este processo.

Neste dia de partilha de conhecimentos e experiências, foram também divulgados alguns dos projetos desenvolvidos na ULS Viseu Dão Lafões. “Cateter midline: um acesso vascular efetivo”, apresentado pelo Enf. Vítor Calvo e Enfermeira Vera Almeida; “Fumo cirúrgico”, apresentado pelas Enfermeiras Paula Morais e Sophie Loureiro; “Síndroma coronário agudo: abordagem de enfermagem num SUB”, pelo Enf. Tiago Clamote e “Unidade de Hospitalização Domiciliaria da ULSVDL” pela Enfª. Helena Rosário.

“Contributo dos Núcleos de Enfermagem Médico-Cirúrgica para a Visibilidade da Especialidade” e “Núcleos de Enfermagem Médico-Cirúrgica - Um Passaporte para a Investigação” foram outros dos painéis durante os quais se ficaram a conhecer estratégias implementadas pelos NEMC de outras ULS do país.

O 1º Seminário do NEMC ULSVDL contribuiu, assim, para a aquisição, ou consolidação, de conhecimentos, aos mesmo tempo que permitiu apontar caminhos para o futuro dos cuidados especializados, de forma que os mesmos permitam a obtenção de ganhos em saúde, primando pela qualidade e excelência da enfermagem médico cirúrgica.

GCI/SRCentro, NEMC ULSVDL