Saber+2.0: Webinar Cuidar na longevidade - o testemunho dos profissionais

De:  24-09-2021

Até: 01-10-2021

Local: Online

No Dia Internacional do Idoso (1 de Outubro), a Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros promove o webinar Cuidar na longevidade - o testemunho dos profissionais, das 21h às 23h.

A actividade é aberta a todos os enfermeiros e estudantes de enfermagem com interesse pela temática, sendo de inscrição gratuita, mas obrigatória no Balcão Único AQUI

O envelhecimento populacional é uma conquista e um enorme ganho, no quadro da longevidade e do aumento da esperança média de vida.

O aumento do envelhecimento em Portugal, com uma percentagem elevada de população idosa é, no entanto, frequentemente, referido como um “problema” e um cenário preocupante. Desde “peste grisalha” a “inverno demográfico”, tudo de triste, depressivo e “problemático” tem sido chamado a este conjunto heterogéneo de “faixas etárias”.

O principal desafio do envelhecimento é conseguir viver muitos anos com bem-estar e qualidade de vida, especialmente nos últimos anos de existência.

As pessoas querem viver mais, mas acima de tudo querem viver melhor. Não estamos apenas a falar de problemas de saúde física e/ou mental, mas também da necessidade de mudança de atitudes na sociedade. O respeito, ou a falta dele, e a discriminação dos mais velhos são disso um bom exemplo.

A Enfermagem e outras Profissões de Saúde têm o dever de zelar pelo cuidado com qualidade, promover a segurança dos cuidados de saúde e contribuir para a prevenção da doença.

Os papéis que cada um de nós (Profissionais de Saúde), a Sociedade em geral e o Estado devem desenvolver, muitas vezes, não são entendidos como complementares, contudo todos devem estar interligados e são necessários.

Palestrantes:

Sofia Nunes, Mestre em Gerontologia; Gestora Comunidade e Dinamizadora Projecto Interage | Sioslife

Rafael Efraim Alves, Enfermeiro, Mestre em Geriatria e Gerontologia | CHPL - Serviço de Psiquiatria Geriátrica; Co-fundador do Instituto Gineste Marescotti Portugal - Cuidados Humanitude®

Nádia Alhadas, Enfermeira | Lar Lar Quinta Verde - Repouso e Lazer

Moderação: Joana Ferreira, Enfermeira, Mestre em Enfermagem de Saúde do Idoso e Geriatria; Vogal Conselho Jurisdicional Regional | SRCentro

Inscrições: Balcão Único
Local: Plataforma online Cisco Webex (após inscrição receberá no dia do evento o link para assistir ao Webinar)
Prazo limite de inscrição: 30 de Setembro de 2021 (21h00)
Evento: Gratuito
Duração: 2h (esta actividade irá atribuir 0,35 Créditos de Desenvolvimento Profissional - CDP)
Organizador: SRCentro
Público Alvo: Enfermeiros e Estudantes de Enfermagem