Gincana do Coração

De:  05-03-2024

Até: 16-03-2024

Local: Coimbra

 

Numa altura em que as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em todo o mundo, a importância da literacia em saúde cardiovascular nunca foi tão importante.

 

No dia Europeu da Prevenção do Risco Cardiovascular, celebrado a 14 de março, a Europa convida-nos a refletir sobre este tema.

No próximo dia 16 de março de 2024, pode passear por Coimbra a pé, de bicicleta ou de transportes públicos, percorrendo os postos da GINCANA DO CORAÇÃO.

 

Nestes postos, pode conhecer o seu risco cardiovascular, fazer exames de saúde específicos e ter aconselhamento personalizado por uma equipa  multidisciplinar sobre os diferentes fatores de risco para a doença cardiovascular.

 

Se procura diferentes estratégias para praticar uma alimentação saudável e ter mais conhecimento sobre o que é consumo moderado de bebidas alcoólicas, passe durante a manhã pelo Mercado D. Pedro V. Terá algo para poder degustar.

Caso seja fumador, convidamo-lo a passar pelo Café Santa Cruz onde poderá avaliar a sua motivação para deixar de fumar e perceber diferentes estratégias utilizadas para deixar de fumar.

Se acha que dormir mal não tem implicações para as doenças cardiovasculares, desengane-se. Passe pelo Parque Manuel Braga, para perceber como as perturbações do sono podem ter implicações na sua saúde cardiovascular.

Na Antiga Estação Elevatória do Parque (Museu da Água), dedicado à Insuficiência Cardíaca, serão realizados alguns exames como o eletrocardiograma, ecocardiograma e avaliação da rigidez arterial. Neste posto poderá ter mais informação de quais os sintomas e as causas deste problema de uma parte considerável da nossa população.

Se gostava de ter mais informação sobre o que são as doenças vasculares no cérebro, no coração e nos membros inferiores, visite o posto no Alma Shopping, onde pode realizar uma avaliação carotídea (artérias do pescoço que levam o sangue para o cérebro) ou dos vasos dos membros inferiores. 

Estima-se que em Portugal a prevalência de hipertensão arterial na população adulta seja de 42,6%. Destes, menos de metade estão medicados e só 11,2% estão controlados.

 

No Parque Verde, com a participação da Sociedade Portuguesa de Hipertensão poderá avaliar a sua tensão arterial e contribuir para a Missão 70/26 que pretende ter 70% dos doentes hipertensos vigiados e controlados até 2026.

Em qualquer um dos postos estão profissionais de saúde das diferentes áreas de especialização que o referenciarão para os cuidados de saúde adequados em caso de necessidade.

 

Saiba mais em https://www.coimbraunidapelocoracao.com