Dia Mundial do Ambiente - Texto do Gestor do Projecto dos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem da OE

Dia Mundial do Ambiente - Texto do Gestor do Projecto dos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem da OE

Hoje… e para muitos, apenas hoje, chega a lembrança que é o Dia Mundial do Ambiente. Começamos desta forma uma mensagem alusiva ao dia porque se todos no planeta relembrassem que, diariamente, nos temos de preocupar com o Ambiente, certamente não existiriam grande parte das preocupações que hoje ocupam o pensamento de quem, de forma ecológica e consciente, se preocupa com as alterações do meio onde vivemos. É claro que este tipo de inquietações habita em cada um de nós com um grau de presença muito variável e isso relaciona-se com as prioridades inerentes aos projectos de vida e, inevitavelmente, de saúde que cada pessoa integra. No entanto, são aqueles que têm melhores condições de vida e provavelmente melhores condições de evitar o colapso ecológico que, a passos largos, tenta marcar posição no mundo que todos partilhamos, os mais resistentes às medidas preventivas desta galopante destruição do nosso ambiente.

Os enfermeiros enquanto pessoas e seres habitantes deste planeta, ainda admirável, onde vivemos têm preocupações legítimas com o Ambiente. E demonstram-no de várias formas, quer ao nível da consciência ecológica de cada um, quer ao considerarem o Ambiente como um conceito estruturante que enquadra conceptualmente o exercício da profissão de Enfermagem. Efectivamente no Enquadramento conceptual, no texto dos «Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem» – um dos Pilares estruturantes da profissão – podemos ler que «O ambiente no qual as pessoas vivem e se desenvolvem é constituído por elementos humanos, físicos, políticos, económicos, culturais e organizacionais, que condicionam e influenciam os estilos de vida e que se repercutem no conceito de saúde. Na prática dos cuidados os enfermeiros necessitam de focalizar a sua intervenção na complexa interdependência pessoa / ambiente.» (1)  Neste sentido, o Ambiente onde são prestados os cuidados de Enfermagem tem assumido uma complexidade crescente, consequência da procura da melhoria contínua dos cuidados de Enfermagem. Esta é frequentemente proporcionada por processos de reflexão acerca dos cuidados, conducentes à investigação produtora de evidência científica. È à luz desta evidência que os enfermeiros gerem o ambiente de forma a proporcionar aos cidadãos cuidados seguros, fomentando a parceria de cuidados e tanto quanto adequado e possível no seu meio sócio-familiar.

Assim, os enfermeiros procuram estar dotados desta consciência alargada do Ambiente onde desenvolvem a sua profissão, enquanto seres vivos do «Condomínio da Terra» e enquanto profissionais de saúde altamente diferenciados nas respostas humanas aos problemas de saúde e aos processos de vida dos seus congéneres que carecem de cuidados de Enfermagem.

Domingos Malato
Enfermeiro
Gestor do Projecto dos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem da OE
_____________________

1 Ordem dos Enfermeiros. Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem. Enquadramento conceptual, p.7. Divulgar, 2001.

 

Divulgado no Espaço Cidadão a 27.05.2009

lneves