Dia Mundial da Saúde - Texto do Conselho de Enfermagem

Dia Mundial da Saúde - Texto do Conselho de Enfermagem

O Dia Mundial da Saúde, comemorado pela primeira vez no dia 7 de Abril desde 1950, celebra a criação da Organização Mundial da Saúde, em 1948. Em cada ano, tem-se utilizado a ocasião para dar enfoque a alguns temas-chave relacionados com a Saúde, em termos mundiais.

Neste 7 de Abril, o Dia Mundial da Saúde tem como tema «Salvar vidas - Hospitais seguros em situações de emergência». O objectivo está expresso como sendo o de realçar a necessidade de dimensionar e apetrechar os serviços de saúde, nomeadamente os hospitais, para as situações de emergência, assim como assegurar aos profissionais a preparação e a resiliência necessárias para intervir nessas situações. Ou seja, o Dia Mundial da Saúde 2009 concentra-se nas condições de preparação para e de reacção à emergência (1).

Configure-se que emergências (2) são situações que exigem resposta e acção imediata – e incluem eventos naturais (como inundações, furacões, terramotos, tsunamis) ou outros que afectam populações (como a fome, seca, derramamentos químicos, os conflitos armados, o terrorismo, as erupções de uma doença e acidentes em larga escala). Estamos a juntar a gestão de diversos tipos de catástrofes, sejam naturais, provocadas pelo ser humano e / ou catástrofes tecnológicas.

As razões para defender «hospitais seguros» são de índole diversa. A primeira é salvar vidas e proteger a saúde dos cidadãos. Por isso, o lema de 2009 afirma «Salvar vidas» e o «como» deste ano é assegurando que os hospitais são seguros em caso de emergência.

Antecipar, prevenir e preparar as intervenções para a situação de necessidade torna-se vital para reduzir os danos, melhor proteger as populações e os profissionais.

Todos sabemos o que é preciso.

É preciso avaliar a segurança dos hospitais e a eficácia dos planos de emergência. É preciso desenhar e construir hospitais seguros. É preciso adoptar políticas e programas de segurança hospitalar. É preciso proteger os equipamentos e os materiais necessários.
É preciso formar e treinar os profissionais para agirem em situações de emergência. É preciso planear em equipas multiprofissionais a resposta à emergência. É preciso garantir que quem presta cuidados em situação de emergência são profissionais treinados e autorizados para o exercício. É preciso assegurar as comunicações e o acesso à informação clínica.

Este ano, o lema «Salvar vidas - Hospitais seguros em situações de emergência» evoca aspectos que, enquanto enfermeiros, consideramos vitais: assegurar o acesso a cuidados seguros em situação de emergência, bem como a qualidade dos cuidados prestados e ter planos de emergência que sejam conhecidos e apropriados pelos profissionais. Escolhemos igualmente considerar as condições necessárias à segurança em caso de emergência, como a passagem de informação entre níveis de cuidados e o registo da informação disponível sobre as pessoas, bem como as boas práticas na realização dos procedimentos em emergência.

Existe hoje evidência disponível que permite planear e antecipar. Preparar adequadamente a acção em emergência e catástrofe. Assinalar esta efeméride, como em muitas outras, é assinalar o que nos falta e o que temos de pugnar por ter, antes que tenhamos de lamentar a imprevidência.


Lucília Nunes
Presidente do Conselho de Enfermagem


1 . World Health Day 2009 focuses on the resilience and safety of health facilities and the health workers who treat those affected by emergencies. Events around the world will highlight successes, advocate for safe facility design and construction, and build momentum for widespread emergency preparedness. http://www.who.int/mediacentre/events/annual/world_health_day/en/

2. Emergencies are situations that demand immediate action and response. Natural events such as floods, hurricanes or earthquakes, and armed conflicts or wars can all lead to public health emergencies.
In some situations, outbreaks of disease can also lead to an emergency. Hospitals themselves can sometimes worsen an epidemic because they are badly designed, damaged or not able to function properly. Other causes of emergencies include: tsunamis, famine, drought, chemical spills, and large-scale accidents
. http://www.who.int/world-health-day/2009/whd2009_faq_en.pdf.

 

Divulgado no Espaço Cidadão a 21.05.2009

lneves