Participação no Congresso do ICN com balanço positivo

Já terminou o 24º Congresso Quadrienal do Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses – ICN), que decorreu em Durban, África do Sul. O balanço do evento é extremamente positivo, não só por parte da organização do evento, como também por parte da comitiva da Ordem dos Enfermeiros (OE) que participou no evento.

O Enf.º David Benton, director executivo do ICN, afirmou aos jornalistas presentes Durban que o congresso superou as expectativas da organização. Estiveram presentes no evento mais de 5600 congressistas, mais de 3600 dos quais oriundos do continente africano. A iniciativa fica na memória de todos, não só pela qualidade cientifica dos trabalhos, mas também pela animação e cor que os participantes trouxeram ao International Conference Center.

A OE esteve representada no 24º Congresso Quadrienal do ICN com uma comitiva de 23 elementos, que foi responsável pela apresentação de três simpósios, 12 comunicações livres, três apresentações em reuniões de grupos de trabalho e um poster ao longo dos quatro dias de evento.

Além disso, esta reunião da Enfermagem mundial fica também marcada pelas eleições para o Conselho Directivo do ICN, que elegeram a australiana Rosemary Bryant para a Presidência e a Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da OE, para o Conselho Directivo do ICN. Na cerimónia de encerramento, altura em que foi feita a transição do colar que simboliza a presidência do ICN da Enf.ª Hiroko Minami para a Enf.ª Rosemary Bryant ambas falaram com satisfação do Congresso, felicitando todos os presentes.

A australiana no seu primeiro discurso revelou aos colegas de todo o mundo que «acesso» será a palavra que marcará o seu mandato, acesso aos cuidados de saúde, acesso aos direitos que constam da declaração universal dos direitos humanos.

«As sessões que mais destaco foram a que abordaram as temáticas dos direitos humanos e a que discutiu a problemática da transferência de tarefas – (task-shifting).» Mais adiantou que esta questão preocupa todos os países, sendo que não existe uma única resposta, depende da realidade específica de cada país.

O final dos trabalhos ficou marcado por dois convites: um formulado pela delegação de Malta e outro pela delegação da Austrália. O objectivo foi convidar todos os presentes para participarem nas Conferências do ICN, em Malta, dentro de dois anos, e no 25º Congresso Quadrienal que se irá realizar em 2013 na Austrália.

adomingos