ICN lança parceria para combater tuberculose multi-resistente

O Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) estabeleceu uma parceria com Eli Lilly and Company (Lilly) a fim de combater a escalada da tuberculose multi-resistente (TB-MR). Este projecto, intitulado «Aumentar a força da Enfermagem para combater a Tuberculose Multi-Resistente», pretende melhorar a resposta da Enfermagem ao tratamento e prevenção quer da TB, quer da TB-MR, através do apoio à formação de centenas de enfermeiros nos países mais afectados, através da disponibilização de recursos educativos, de ferramentas electrónicas e de prémios anuais.

De acordo com o ICN, nos próximos quatro anos, esta parceria irá levar o programa a 18 países – África do Sul, Bangladesh, Brasil, China, Colômbia, Etiópia, Federação Russa, Filipinas, Indonésia, Lesoto, Malawi, Moçambique, Paquistão, Quénia, República Democrática do Congo, Suazilândia, Uganda e Zâmbia.

De acordo com a Directora Executiva do ICN, Judith Oulton, «os enfermeiros representam o principal recurso para deter o aparecimento alarmante da TB-MR. A parceira entre o ICN e a Lilly disponibilizará o financiamento que precisávamos para difundir o nosso programa e salvar milhões de vidas». Além disso, esta responsável realçou que «mais de três milhões de enfermeiros trabalham nos 22 países onde são detectados mais de 80% dos casos de TB. Só através do fortalecimento do papel da Enfermagem é que poderemos assegurar aqueles que possuem algum tipo de TB são devidamente diagnosticados, recebem os cuidados que precisam e são tratados com sucesso.»

De realçar que a TB mata anualmente mais de 1,7 milhões de pessoas e que a TB-MR, que como o nome indica é mais difícil de tratar, representa a «nova geração» desta pandemia e já atinge perto de meio milhão de pessoas anualmente. Apesar de ter tratamento, requer organização e recursos que escasseiam com frequência em zonas complexas e de difícil acesso do mundo em desenvolvimento.

adomingos