ICN 2011 – Cor, alegria e animação animam encerramento da Conferência

Cor, alegria, animação e alguma saudade foram os elementos que marcaram a cerimónia de encerramento da Conferência do ICN que decorreu em Valletta, entre 5 e 7 de Maio. A sessão contou com as presenças da Presidente do Internacional Council of Nurses, Enf.ª Rosemary Bryant, do Presidente do Maltese Union of Midwives and Nurses (MUMN), Enf. Paul Pace e do Ministro da Saúde de Malta, dr. Joe Cassar.

A primeira a discursar foi a responsável do ICN que agradeceu a participação de mais de 2.000 enfermeiros (2.091) – oriundos de 127 países – que passaram pelo Mediterranean Conference Center ao longo dos três dias de conferência. Sublinhando o sucesso do evento, a Enf.ª Rosemary Bryant agradeceu aos 130 voluntários que ajudaram a que tudo decorresse sem sobressaltos. De realçar que este agradecimento foi extensível ao Enf. Paul Pace pelo apoio dado pelo próprio e pela instituição que dirige durante a realização não só da Conferência, mas também do Conselho Nacional de Representantes.

Ao tomar da palavra, o líder do MUMN falou do orgulho sentido pela «presença de tantos enfermeiros que partilharam experiência e conhecimento». Mas nesta ocasião festiva não esqueceu os enfermeiros que são perseguidos e correm perigo em vários pontos do mundo.

Por último, o Ministro da Saúde, dos Idosos e dos Cuidados Comunitários, dr. Joe Cassar, falou do sucesso da Conferência e deixou uma palavra de apreço aos enfermeiros de todo o mundo, em especial os malteses. Lembrou ainda que «todos os que participaram estão a tentar assegurar melhor acesso e melhores cuidados de saúde aqueles que deles precisam». Contudo, não terminou sem dizer que a realização do evento veio aumentar o potencial da Enfermagem não só em Malta, mas também em todo o mundo.
A cerimónia de encerramento da Conferência contou ainda com uma apresentação feita por responsáveis da Austrália e da Coreia que, em 2013 e 2015, respectivamente, vão receber a próximo Congresso e a próxima Conferência do ICN. Os trabalhos foram oficialmente encerrados com um momento cultural que mostrou a todos os presentes um pouco da cultura deste país cravado no Mediterrâneo.

De realçar que o último dia de trabalhos da Conferência do ICN ficou ainda marcado pela apresentação de três comunicações da autoria de enfermeiros que integraram a delegação oficial da Ordem dos Enfermeiros (OE). O Enf.º António Manuel, coordenador do Gabinete de Relações Internacionais que, em substituição do Enf. Sérgio Deodato, Presidente do Conselho Jurisdicional da OE falou sobre a intervenção institucional da Ordem ao nível da informação de Saúde em Portugal. Alguns momentos mais tarde, o Enf.º Germano Couto, Presidente do Conselho Directivo Regional da Secção Regional do Norte, fez uma apresentação sobre «Cuidados de Enfermagem nas prisões». Por último, ao início da tarde, a Enf.ª Lucília Nunes, Presidente do Conselho de Enfermagem da OE falou sobre a experiência dos Açores na Rede de Enfermagem Rural e Remota.

Consulte aqui as notícias sobre a participação da Ordem dos Enfermeiros no CNR e na Conferência do ICN.

adomingos