ICN 2011 – Portugueses brilham no primeiro dia de Conferência

O primeiro dia de Conferência do International Council of Nurses (ICN) no Mediterranean Conference Center em Valleta, Malta, foi muito participado no que aos portugueses diz respeito. Contudo, os trabalhos começaram pela manhã com uma sessão plenária sobre «Os enfermeiros impulsionam o acesso, a qualidade e a saúde» («Nurses Driving acess, quality and health», o tema central desta conferência.

A oradora convidada foi a norte-americana Diana Mason, que falou sobre acesso aos cuidados de saúde, numa sessão moderada pela Enf.ª Rosemary Bryant, Presidente do ICN. A palestrante foi clara em sublinhar o papel central que os enfermeiros têm no que aos cuidados de saúde (e ao seu acesso) diz respeito. Além disso lembro que por muita inovação e avanços tecnológicos que possam ocorrer, estes não servem de nada se não houver acesso aos enfermeiros, que são quem está na linha da frente da prestação de cuidados.

Os portugueses integrados na comitiva da Ordem dos Enfermeiros (OE) dividiram-se pelas dez salas em que decorrem sessões. O primeiro a apresentar uma comunicação foi o Enf.º António Manuel, coordenador do Gabinete de Relações Internacionais, que falou sobre a intervenção institucional da OE no âmbito da informação em Saúde: «Health information in Portugal: institutional intervention of the Ordem dos Enfermeiros». De seguida, a Enf.ª Fátima Martins, vencedora do Concurso de Comunicações Livres (CCL), falou sobre «L´Education pour la Santé et les traditions pendant la grossesse».

A parte da tarde começou com uma sessão paralela em que a Enf.ª Lucília Nunes, Presidente do Conselho de Enfermagem da OE falou sobre história da Enfermagem: «Nursing History: Supporting memory, identity and future».

Alguns minutos depois, duas outras enfermeiras portuguesas apresentavam publicamente os seus trabalhos. As Enf.ªs Carminda Morais e Conceição Martins, respectivamente membro do Conselho Directivo e Presidente do Conselho Jurisdicional da Secção Regional do Centro, falaram sobre «Gestión de las Transformaciones de Salud y la Regulación Profesional» e «Reglamento de la información de salud en Portugal: perspectiva ética y deontológica» numa sessão sobre Regulação. Enquanto que, noutro ponto do MCC, o Enfº António Páscoa, segundo classificado do CCL, explanou sobre informática com um trabalho intitulado «Informatics support in nursing - the future is now».

Este primeiro dia de Conferência terminou com uma nova apresentação do Enf.º António Manuel sobre o fosso entre teoria e prática numa sessão entitulada «Gap between Theory and Practice: the transition of the newly qualified nurse». De realçar que esta apresentação surgiu na sequência de um convite formulado pelo ICN à Ordem dos Enfermeiros, para que falasse sobre a realidade Portuguesa.

O primeiro dia ficou também marcado pela primeira sessão moderada por um elemento da delegação oficial da OE. A Enf.ª Olga Fernandes, Presidente do Conselho de Enfermagem da Secção Regional do Norte, liderou uma sessão sobre Ensino de Enfermagem e Ambiente de Aprendizagem.

De acordo com a organização do evento – a cargo do ICN e do Maltese Union of Midwives and Nurses (MUMN), estão registados mais de três mil enfermeiros dos quatro cantos do mundo.

Consulte aqui as notícias sobre a participação da Ordem dos Enfermeiros no CNR e na Conferência do ICN.

adomingos