Durban: Enfermeiros reunidos no Conselho de Representantes Nacionais

Começa hoje, dia 27 de Junho, o Conselho de Representantes Nacionais do Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses – ICN). Esta «Assembleia-Geral» irá decorrer ao longo de quatro dias e antecede o 24º Congresso Quadrienal do ICN.

O CNR é o órgão governativo do ICN – que tem como membros 133 organizações de enfermeiros de todo o mundo – e reúne de dois em dois anos, aquando da realização do congresso e das conferências do ICN. Os principais temas em destaque neste encontro serão não só a eleição da nova presidente e do novo Conselho Directivo, mas também a decisão acerca do novo modelo de filiação (leia-se adesão) ao ICN.

A comitiva da OE ao CNR é composta pela Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, pela Enf.ª Maria José Dias Pinheiro, membro dos corpos gerentes da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Sala de Operações (AESOP), e pela Enf.ª Guadalupe Simões, Vice-Coordenadora do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, em representação do Fórum Nacional das Organizações Profissionais de Enfermagem (FNOPE).

Na terça-feira, dia 30 de Junho, começará o 24º Congresso Quadrienal que irá trazer à cidade de Durban mais de cinco mil enfermeiros, numa organização do ICN e da Associação Democrática de Enfermeiros Sul-Africana (DENOSA).

Recorde-se que a Ordem dos Enfermeiros está representada neste evento com uma comitiva de 23 elementos que irá realizar três simpósios, 12 comunicações livres, três apresentações em reuniões de grupos de trabalho e um poster ao longo dos quatro dias em que se irá realizar este congresso.

Em paralelo com esta iniciativa irá decorrer uma exposição que junta 54 instituições, incluindo, entre outras entidades, universidades, departamentos governamentais e editores.

adomingos