ICN 2011 - Malta dá as boas vindas à Conferência do ICN

As principais autoridades políticas de Malta fizeram questão de se associar à Conferência do Internacional Council of Nurses (ICN) organizada em colaboração com o Maltese Union of Midwives and Nurses (MUMN), simbolizando a importância dada pelo poder político do País a este evento.

Dirigindo-se aos milhares de enfermeiros que marcaram presença no Malta Fairs and Conference Center (MFCC), o Primeiro-Ministro, dr. Lawrence Gonzi, agradeceu o trabalho desenvolvido pelos enfermeiros malteses, um reconhecimento que extendeu a todos os profissionais de Enfermagem do mundo. Sublinhando o papel central que estes ocupam no sistema de saúde e o pilar que representam no sistema de prestação de cuidados, considerou de grande importância a realização deste congresso em Malta.

Neste evento, tiveram também oportunidade de se dirigir a todos os colegas presentes o Enf. Paul Pace, presidente do MUMN e a Enf.ª Rosemary Bryant, líder do ICN. Enquanto o primeiro deu as boas-vindas ao seu País natal, a segunda aproveitou a oportunidade para fazer um pequeno balanço dos dois anos decorridos desde o último encontro deste cariz realizado em Durban, em 2009.

Esta cerimónia de abertura realizou-se ao final da tarde de dia 4 de Maio e teve por objectivo acolher todos os participantes na Conferência que vai decorrer até dia 7 de Maio.

Tal como aconteceu noutras ocasiões os três representantes do Fórum Nacional das Organizações Profissionais de Enfermagem (FNOPE), - o Enf.º António Manuel, coordenador do Gabinete de Relações Internacionais da Ordem dos Enfermeiros, o Enf.º João Fernandes, Secretário da Direcção da Associação Portuguesa de Enfermeiros (APE), e a Enf.ª Guadalupe Simões, Vice-Coordenadora do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses - participaram na Parada das Nações, envergando t-shirts azuis, uma das cores representativas da Ordem dos Enfermeiros.

Ao longo dos três dias de trabalhos irão ser apresentadas 12 comunicações da autoria de enfermeiros que integram a delegação da OE, 10 destas foram seleccionadas pelo júri do ICN e duas serão realizadas a convite do ICN. Durante o congresso, vários outros enfermeiros portugueses irão apresentar outras cinco comunicações, um simpósio e nove posters.

De recordar que integram a delegação da OE que participa no Congresso 22 enfermeiros representantes dos órgãos nacionais e regionais da OE.

Contudo, hoje o dia ficou também marcado pelo encerramento do Conselho de Representantes Nacionais (CRN) do ICN, um encontro que ficou marcado pelo debate em torno da necessidade de esboçar um plano estratégico para a instituição.

Consulte aqui as notícias sobre a participação da Ordem dos Enfermeiros no CNR e na Conferência do ICN.

adomingos