ICN 2011 - Enfermagem mundial reunida no Conselho de Representantes Nacionais

Teve hoje início, 2 de Maio, o Conselho de Representantes Nacionais (CNR) do International Council of Nurses (ICN). Esta «Assembleia-Geral» decorre ao longo de três dias e antecede a Conferência do ICN.

Sobre o CNR é o órgão governativo do ICN – que tem como membros mais de 130 organizações de enfermeiros de todo o mundo – e reúne de dois em dois anos, aquando da realização da conferência do ICN. Um dos grandes temas em debate na edição de 2011 é a definição de linhas orientadoras e de indicadores que possibilitem ao ICN o estabelecimento de um planeamento a longo prazo.

Estão a participar neste encontro, enquanto delegados portugueses, o Enf.º António Manuel, coordenador do Gabinete de Relações Internacionais da Ordem dos Enfermeiros, o Enf.º João Fernandes, Secretário da Direcção da Associação Portuguesa de Enfermeiros (APE), e a Enf.ª Guadalupe Simões, Vice-Coordenadora do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, em representação do Fórum Nacional das Organizações Profissionais de Enfermagem (FNOPE).

Os trabalhos do CNR tiveram início com os discursos de boas-vindas proferidos pela Enf.ª Rosemary Bryant, Presidente do ICN, e pelo Enf.º Paul Pace, do Malta Union of Midwives and Nurses (MUMN). Cumprimentando os presentes, a responsável máxima do ICN dirigiu-se em especial para todos aqueles que, pela primeira vez, participam nesta reunião dizendo-lhes que nos próximos dias têm pela frente um desafio. «Têm tanto para aprender e tão pouco tempo. Aproveitem esta oportunidade para conhecer pessoas, partilhar experiências, trocar conhecimentos e fazer amigos». Por seu lado, o Enfº. Paul Pace, deu as boas-vindas a todos os delegados que se deslocaram a Malta, fazendo uma rápida retrospectiva histórica deste arquipélago.

Depois de uma breve apresentação das delegações presentes, a responsável máxima do ICN apresentou o relatório dos seus dois primeiros anos de mandato. Sublinhando que O ICN tem hoje 134 membros, 22 associações e grupos em contacto e nove afiliados, relembrou que a palavra-chave do seu mandato (watch-word) e foi em torno desta que fez a sua exposição e que é fundamental implementar o acesso não só aos cuidados de saúde, mas também dos enfermeiros, sendo que é fundamental que estes assumam lugares de topo no que à Saúde diz respeito.

A Enfª. Rosemary Bryant terminou dizendo que, na sequência do último CNR, o ICN decidiu criar três prémios para distinguir os membros que são um exemplo a seguir em termos de inclusividade dos seus membros, nomeadamente: o Prémio de Associação Inovadora «NNAs Innovation Award», o Prémio de Inclusividade de membros «ICN Membership Inclusiviness Award» e o Prémio de Crescimento em número de membros «ICN Membership Growth Award», sendo que cada um tem uma distinção de ouro, prata e bronze. De realçar que, na edição deste ano do CNR irão já ser distinguidos 23 membros, um dos quais Portugal.

Seguiu-se a apresentação do relatório do Director Executivo do ICN, Enf. David Benton, que sintetizou o que tem sido feito desde o CNR que decorreu em Durban, há dois anos. Considerou que muito foi feito deste essa altura. Congratulou-se com a criação da Agência para as Mulheres no âmbito das Nações Unidas, que é liderada pela Dra. Michelle Bachelet, uma causa pela qual o ICN muito se bateu.  Contudo, o ponto central da sua intervenção foi a reflexão em torno da necessidade do ICN poder aumentar o seu poder e influência através do planeamento a longo prazo, através da definição de um plano estratégico que visa aumentar a visibilidade da Enfermagem e dos enfermeiros e dar-lhes mais poder.

Os trabalhos recomeçam amanhã com debate em torno de quatro fóruns temáticos sobre: mercados de trabalho em mudança, determinantes sociais da saúde, prescrição em Enfermagem e Falar a uma só voz.

Na sequência do CNR arranca na próxima quinta-feira, dia 5 de Maio, a Conferência do ICN, um evento que se realiza de dois em dois anos. São esperados neste evento milhares de enfermeiros vindos de todo o mundo, nesta que é uma organização do ICN e do MUMN.
Ao longo dos três dias de trabalhos irão ser apresentadas 12 comunicações da autoria de enfermeiros que integram a delegação da OE. É de realçar que, destas, 10 foram seleccionadas pelo júri do ICN e duas surgem na sequência de convites formulados pelo ICN à Ordem dos Enfermeiros. Além disso, durante este evento, outros enfermeiros portugueses que não integram a delegação da OE irão ser responsáveis pela apresentação de cinco comunicações, um simpósio e nove posters.

No total, a delegação da OE presente nos dois eventos promovidos pelo ICN em colaboração com a MUMN conta com a participação de 22 enfermeiros representantes dos órgãos nacionais e regionais da OE.

Consulte aqui as notícias sobre a participação da Ordem dos Enfermeiros no CNR e na Conferência do ICN.

adomingos