ICN 2011 - Conselho de Representantes Nacionais arranca amanhã em Malta

A partir de amanhã, 2 de Maio, Malta dá as boas vindas ao Conselho Nacional de Representantes do International Council of Nurses (ICN), a Assembleia-Geral do ICN. Irão participar neste encontro o Enf.º António Manuel, coordenador do Gabinete de Relações Internacionais da Ordem dos Enfermeiros, o Enf.º João Fernandes, Secretário da Direcção da Associação Portuguesa de Enfermeiros (APE), e a Enf.ª Guadalupe Simões, Vice-Coordenadora do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, em representação do Fórum Nacional das Organizações Profissionais de Enfermagem (FNOPE).

Também irão assistir ao CNR, que decorre no Hotel Hilton, em Saint Julians, 10 enfermeiros portugueses, que representam os órgãos nacionais e regionais da OE. De sublinhar que esta reunião ocorre de dois em dois anos e reúne os representantes dos mais de 100 países que são membro do ICN.

A participação da Enfermagem Portuguesa não se vai ficar por esta reunião, uma vez que de 5 a 8 de Maio, Valleta irá receber a Conferência do ICN, subordinada ao tema «Os enfermeiros impulsionam o acesso, a qualidade e a saúde».

Ao longo dos três dias de trabalhos irão ser apresentadas 12 comunicações da autoria de enfermeiros que integram a delegação da OE. É de realçar que, destas, 10 foram seleccionadas pelo júri do ICN e duas surgem na sequência de convites formulados pelo ICN à Ordem dos Enfermeiros. Assim, o Enf.º António Manuel, irá apresentar uma comunicação sobre o sobre fosso entre a teoria e prática numa sessão intitulada «Gap between Theory and Practice: The Transition of the Newly Qualified Nurse», enquanto a Enf.ª Lucília Nunes, Presidente do Conselho de Enfermagem irá abordar a temática dos enfermeiros a trabalhar em locais remotos, inserida na sessão sobre a Rede com a mesma designação.

No total, a delegação da OE presente nos dois eventos promovidos pelo ICN em colaboração com a Malta Union of Midwives and Nurses (MUMN) conta com a participação de 22 enfermeiros representantes dos órgãos nacionais e regionais da OE.

Segundo a organização da Conferência, a edição de 2011 contempla a realização de 25 sessões plenárias e principais. Além das reuniões das redes de enfermeiros existentes no seio do ICN, irão decorrer perto de 700 simpósios, sessões paralelas e apresentações de pósteres. Estes trabalhos foram seleccionados de um universo de 2.063 resumos submetidos a concurso por enfermeiros de 74 países de vários pontos do Mundo.

Consulte aqui a página oficial da Conferência do ICN.

Consulte aqui as notícias sobre a participação da Ordem dos Enfermeiros no CNR e na Conferência do ICN.

adomingos