Lisboa, 30 de Maio de 2011 – Cinco anos volvidos após o último congresso, e considerando as mudanças verificadas na Enfermagem e no contexto político e socioeconómico, a Ordem dos Enfermeiros está a organizar o seu III Congresso que tem por base o tema «Desafios em Saúde – O Valor dos Cuidados de Enfermagem». Nesta reunião magna da Enfermagem pretende-se reflectir sobre a melhor forma de organizar os serviços de saúde, adaptando-os às cada vez mais complexas necessidades dos utentes e aproveitando as competências profissionais dos enfermeiros, sem que isso signifique aumento de custos. Nesta área, salienta-se ainda a importância de aferir o valor dos cuidados de Enfermagem e de que forma deveriam ser contemplados no financiamento das unidades de saúde. O evento vai decorrer esta semana, a 2 e 3 de Junho, no Centro de Congressos de Lisboa.

Ao longo dos dois dias, as intervenções dos prelectores incidirão sobre quatro eixos temáticos: «Desafios em Saúde», «A intervenção dos enfermeiros na reorganização dos serviços de saúde», «Complementaridade das profissões e os desafios em Saúde» e «A melhoria das respostas em Saúde».

No centro das atenções deverão estar temas como:

- «Prescrição por enfermeiros», a cargo da Enf.ª Lucília Nunes, Presidente do Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros, «Enfermagem de família», abordada pela Enf.ª Margareth Angelo, Professora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, e «Gestão da doença crónica», a cargo da Enf.ª Anabela Coelho, da Direcção-Geral da Saúde – todos estes assuntos estão agendados para o simpósio das 15H30 de 2 de Junho;

- «Os custos dos cuidados e as suas várias dimensões», apresentado pelo Prof. Pedro Pita Barros, da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, e «O valor dos cuidados de Enfermagem», da responsabilidade do Enf.º Fernando Amaral, docente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra – estes temas estão programados para a sessão das 15H00 de 3 de Junho;

- «A complementaridade das profissões e os desafios em Saúde», que contará com a presença de Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Prof. Carlos Maurício, Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Prof. Pereira Coelho, Presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos (em representação do Bastonário), Dr. Orlando Monteiro da Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, e do Dr. Telmo Baptista, Bastonário da Ordem dos Psicólogos – mesa redonda das 10H30 de 3 de Junho;

- Os novos desafios em Saúde, considerando as «novas necessidades demográficas e ambientais», a cargo do Prof. Manuel Villaverde Cabral, Director do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa, e «a inclusão do cidadão na decisão em Saúde», que será apresentado pelo Dr. Vítor Ramos, Coordenador do Grupo de Coordenação Estratégica dos Cuidados de Saúde Primários – estes temas fazem parte do simpósio das 10H00 de dia 2 de Junho.

A Dr.ª Ana Jorge, Ministra da Saúde, irá presidir à sessão oficial de abertura do III Congresso, que decorrerá pelas 12H30 do dia 2 de Junho.

Entre os prelectores do III Congresso encontram-se igualmente:

- Dr. Adalberto Campos Fernandes, docente da Escola Nacional de Saúde Pública, Dr.ª Maria José Nogueira Pinto, Jurista, Prof. Jorge Simões, Presidente da Entidade Reguladora da Saúde, Prof. António Vaz Carneiro, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Dr. Paulo Nicola, Director Executivo do Plano Nacional de Saúde 2011-2016, Enf.º Sérgio Deodato, Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros, Dr. Jorge Soares, Director do Serviço de Saúde e Desenvolvimento Humano da Fundação Calouste Gulbenkian, Enf.ª Margarida Filipe, Enfermeira Directora da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, e a Enf.ª Helena Almeida, Enfermeira Directora do Centro Hospitalar do Barreiro Montijo, EPE.

O III Congresso da Ordem dos Enfermeiros conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e estima-se que nele participarão cerca de 1000 enfermeiros  e estudantes de Enfermagem oriundos de todo o país.

Convidam-se os órgãos de comunicação social a fazerem a cobertura jornalística do evento.

Em anexo enviamos o programa detalhado

lneves