«Enfermagem, Sistemas de Informação e Financiamento em Saúde: CIPE® e Experiências de Utilização Efectiva» - 6 de Janeiro de 2012 - Auditório do Bloco C3 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Campo Grande)

Lisboa, 3 de Janeiro de 2012 – Debater questões relacionadas com a eHealth e os cuidados de Enfermagem, Registo de Saúde Electrónico e Sistemas de Informação em Saúde, financiamento e Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) é um dos principais objectivos do evento «Enfermagem, Sistemas de Informação e Financiamento em Saúde: CIPE® e Experiências de Utilização Efectiva». Este encontro vai decorrer no próximo dia 6 de Janeiro, no Bloco C3 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Campo Grande, junto ao Museu da Cidade).

Atestando a relevância das temáticas e o envolvimento do Ministério da Saúde nesta matéria, o Dr. Manuel Teixeira, Secretário de Estado da Saúde, estará presente na Sessão de Abertura, agendada para as 9H00. Nela também estarão presentes a Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, entre outros convidados.

Além de abordar temáticas que estão na ordem do dia – como o Registo de Saúde Electrónico, o financiamento e contratualização de cuidados – o encontro organizado pela Ordem dos Enfermeiros (OE) servirá para fazer um balanço sobre os sistemas de informação na área específica da Enfermagem, bem como sobre a utilização da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®). Esta classificação foi desenvolvida pelo International Council of Nurses (ICN) e visa uniformizar conceitos e catalogar diagnósticos de Enfermagem, resultados e intervenções, criando uma terminologia comum a todos os enfermeiros.

Salienta-se a presença do Enf.º Nick Hardiker, Diretor do eHealth Programme, uma iniciativa do ICN. Além de participar na Sessão de Abertura, este prelector irá intervir na primeira sessão da manhã, intitulada «CIPE® 2011 – Perspectivas de desenvolvimento em Portugal e no Mundo». Nela também tomarão a palavra o Enf.º Abel Paiva, Professor Coordenador da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), o Enf.º Élvio de Jesus, Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional da R. A. da Madeira da OE, e o Enf.º Paulino Sousa, Diretor do Centro de Investigação e Desenvolvimento de Sistemas de Informação da ESEP.

A manhã terminará com a sessão dedicada ao tema «Sistemas de Informação em Saúde / Registo de Saúde Electrónico / Enfermagem – Estratégia para o seu desenvolvimento e implementação». As intervenções estarão a cargo do Prof. Dr. João Carvalho das Neves, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde - IP (ACSS), Dr. Raul Mascarenhas, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde - EPE, e do Prof. Dr. Henriques Martins, Coordenador da Comissão para a Informatização Clínica do Ministério da Saúde.

Ao início da tarde será a vez de colocar o debate em torno do tema «Enfermagem, Financiamento, Contratualização e Sistemas de Informação em Saúde – Perspectivas».  O Dr. Alexandre Lourenço, da ACSS, a Prof.ª Dr.ª Ana Escoval, Professora Auxiliar da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), o Prof. Dr. Rui Santana, Docente da ENSP, o Enf.º Fernando Amaral, Professor Coordenador da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o Prof. Dr. António Ferreira, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, no Porto, darão os seus contributos.

Antes do encerramento do encontro serão apresentadas comunicações livres e proceder-se-á à entrega de prémios aos melhores trabalhos (comunicações e pósteres).

Convidamos os senhores jornalistas a fazerem a cobertura deste evento. Em anexo enviamos o programa.

lneves