Eleições 2015: prepare-se para participar no ato eleitoral

As eleições para o mandato 2016/2019 vão ser realizadas através de votação eletrónica. Nesse sentido, foram enviadas cartas PIN com a senha individual de votação para todos os membros.

A Ordem dos Enfermeiros teve conhecimento que muitos enfermeiros não receberam esta carta PIN e esclarece que estas cartas foram geradas a partir da base de dados dos membros, num momento único, e expedidas conforme previsto, não podendo as mesmas serem reenviadas via postal.

Quem não recebeu a carta PIN por ter a morada desatualizada na base de membros, por erro dos CTT ou extravio, poderá obter o reenvio da senha individual de votação apenas dia 15 de dezembro, presencialmente, junto do Presidente da Mesa Eleitoral da respetiva secção.

Será enviada na hora, via sms, uma senha nova de votação, conforme está previsto no Artigo 29º, nº 8 e 9, do Regulamento Eleitoral. Este código novo cancela automaticamente o código enviado anteriormente via postal. Lamentamos o incómodo causado aos membros envolvidos, mas este é o único procedimento previsto para estes casos.

A Ordem relembra que para entrar na plataforma de votação o membro deverá utilizar apenas os cinco dígitos que compõem o respetivo número de cédula (1º campo). Além deste número, deverá utilizar a senha individual (2º campo) recebida via postal ou sms (apenas presencialmente).

A OE alerta os membros que contenham o número zero à esquerda na sua cédula profissional que devem introduzir apenas os números seguintes.

Exemplo: O membro com o número de cédula nº 01234 deverá introduzir apenas os números 1234 – ao inserir o zero (0) na plataforma irá dar erro de autenticação

Deverá guardar a senha individual de votação e mantê-la em boas condições, na medida em que esta senha é válida para a votação por correspondência – via internet (das 00h00 do dia 13 de dezembro às 20h00 do dia 15 de dezembro) e votação presencial a realizar no dia 15 de dezembro, das 08h00 às 20h00, na sua secção regional. A sua senha é ainda válida para a eventual segunda volta de eleição do Bastonário.

Pré-requisitos para realizar a votação eletrónica:

O membro deverá utilizar um dos seguintes sistemas operativos e browsers:

- Microsoft Windows 7 (Internet Explorer 10);

- Microsoft Windows 8.1 (Internet Explorer 11);

- OSX (Chrome v34.x);

- Mozilla Firefox 38.x.

Esteja atento ao site da Ordem dos Enfermeiros na próxima semana. Os links de acesso à plataforma de votação e a visualização dos boletins de voto serão aqui publicados.

patriciag