Dia Nacional do Acidente Vascular Cerebral (AVC) - Texto formulado pela Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação

Dia Nacional do Acidente Vascular Cerebral (AVC) - Texto formulado pela Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação

Dia Nacional do Acidente Vascular Cerebral (AVC) – 31 de março de 2012

A Doença Vascular Cerebral, mais conhecida por Acidente Vascular Cerebral (AVC), constitui uma importante causa de morte e de deficiência em Portugal, sendo por isso fundamental a sua prevenção através da adoção de estilos de vida saudável e da educação para a saúde.

Neste âmbito, é crucial que a população conheça não só os fatores de risco para este tipo de acidente (Hipertensão Arterial, Doenças cardíacas, Colesterol elevado, hábitos tabágicos, diabetes, sedentarismo, etc…), como também os principais sinais e sintomas do AVC (formigueiro da cara ou de um membro, dificuldade em falar, falta de força num braço ou numa perna, dificuldade em engolir, boca “ao lado”, alteração da visão, alteração da memória) para que possa atuar o mais rápido possível, contactando o 112.

O AVC tem um impacto significativo a nível funcional, cognitivo e social da pessoa, com implicações na dinâmica familiar. A pessoa, antes independente, pode tornar-se, de um momento para outro, totalmente dependente física e financeiramente dos seus cuidadores / familiares ou de instituições de apoio.

O AVC tem múltiplas manifestações clínicas e o seu tratamento requer a intervenção de diversos profissionais de saúde. Entre estes, destaca-se o enfermeiro especialista de reabilitação (EER), pela capacidade que tem de poder intervir precocemente na fase aguda iniciando o plano de reabilitação e mantê-lo na fase crónica, quer no hospital quer em casa, envolvendo e apoiando também o prestador de cuidados / família no processo de reaprendizagem das novas capacidades, assim como nas suas atividades de vida diárias.

A Ordem dos Enfermeiros (OE) e o Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação, em parceria com a Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER), com o Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (NER de CHBA) e com a Câmara Municipal de Portimão, inserido nas comemorações do Dia Nacional do Doente com AVC, que se celebra a 31 de março, irão realizar um rastreio e educação para a saúde nesta área, em Portimão.

A OE pretende com este evento sensibilizar a população para as vantagens de adotar hábitos e estilos de vida saudáveis, diminuindo assim o risco de AVC, capacitando o cidadão para identificar precocemente os sinais de AVC, bem como apoiar a pessoa com este tipo de acidente.

Poderá consultar aqui um folheto alusivo às comemorações deste Dia.

Enf. Belmiro Rocha,
Presidente da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação

Ana Saianda