Workshop Enfermeiro do Trabalho «Passado, Presente e Futuro»

A Mesa do Colégio da Especialidade em Enfermagem Comunitária (MCEEC) realizou, a 10 de abril de 2015, no auditório da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, em Coimbra, um participativo e dinâmico workshop sobre o Enfermeiro do Trabalho.

Na sessão de abertura, a Presidente da MCEEC, Enf.ª Maria do Céu Ameixinha de Abreu, sublinhou a importância desta temática para o Colégio da Especialidade de Saúde Comunitária. Estiveram também presentes, na sessão de abertura, o Digníssimo Bastonário da OE, Enf. Germano Couto, e a Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Centro da OE, Enf.ª Isabel Oliveira.

A primeira comunicação esteve a cargo da Enf.ª Isabel Oliveira e versou sobre a temática «Enfermeiro do Trabalho: competências acrescidas/especialidade?». Foram apresentadas mais duas comunicações: «Desafios à formação em Enfermagem do Trabalho», desenvolvida pelo Enf. Rui Pereira, docente na Unidade Curricular Saúde Ocupacional, e «Atualidade em Enfermagem do Trabalho», desenvolvida pelo Presidente da Associação Nacional dos Enfermeiros de Trabalho (ANET), Enf. Vítor Brasileiro.

O workshop foi moderado pelo Secretário da Mesa, Enf. José Lima, que promoveu a reflexão e discussão entre os presentes. Reforçou também algumas atividades já desenvolvidas neste âmbito, nomeadamente a «Norma para o Cálculo de Dotações Seguras dos Cuidados de Enfermagem», a publicação da versão portuguesa de «O Enfermeiro do Trabalho na gestão em saúde ocupacional», da Organização Mundial da Saúde, a articulação com a ANET e o vídeo promocional sobre esta área.

O Conselho Internacional de Enfermeiros «apela ao reconhecimento da segurança e saúde ocupacional como papel profissional de enfermagem com a apropriada remuneração que corresponda ao nível de conhecimento e incentivos que atraem e retenham enfermeiros nesta área de prática» (ICN 2000).

patriciag