A Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (MCEESIP) tem como principal desígnio para este mandato a elaboração dum documento que sirva de referência para as dotações nos diferentes contextos pediátricos. O Regulamento 533/2014, que contém a Norma para o Cálculo de Dotações Seguras dos Cuidados de Enfermagem, preconiza 4,10 horas de cuidados de Enfermagem para a Pediatria, número que consideramos insuficiente e desadequado face às atuais necessidades de cuidados pediátricos.

Para o Conselho Internacional de Enfermeiros, em 2006, «dotações seguras significa que está disponível em todas as alturas uma quantidade adequada de pessoal, com uma combinação adequada de níveis de competência para assegurar que se vai ao encontro das necessidades de cuidados de doentes e que são mantidas condições de trabalho isentas de risco».

A OE (2001:15), nos Padrões de Qualidade para o Exercício da Profissão, diz-nos que «Na procura permanente da excelência no exercício profissional, o Enfermeiro contribui para a máxima eficácia na organização dos cuidados de Enfermagem». A mesma fonte considera como importante para se atingir este padrão a adequação do «[…] número de enfermeiros face à necessidade de cuidados de enfermagem». (Idem:15).

No entanto, não existem dados objetivos que consubstanciem o planeamento dos recursos humanos nos diversos contextos pediátricos, o que tem levado a dotações insuficientes que provocam insatisfação nos colegas e nos utentes e famílias, na segurança dos doentes e continuidade de cuidados e nos custos e resultados esperados.

A MCEESIP propõe-se com este documento, apoiar a tomada de decisão na gestão de enfermeiros nos diversos contextos pediátricos.

Consulte aqui a Proposta para Cálculo de Dotações de Enfermagem para Cuidados Diferenciados em Contextos Pediátricos.

A MCEESIP coloca à consideração de todos os colegas o documento agora elaborado que será depois apresentado e discutido em Assembleia de Colégio, a realizar no mês de junho, para depois ser presente ao Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros visando a sua aprovação em Assembleia Geral da Ordem, de modo a constituir um referencial para as dotações de enfermeiros em todos os contextos pediátricos.

Queremos com isto recolher contributos fundamentados de todos os colegas, o que constituirá uma mais-valia para a redação final da nossa proposta.

Os contributos devem ser enviados até 26.05.2015
para o email