Mensagem da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica

Mensagem da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica


Caros colegas Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica,

Em maio passado, mudou a constituição da Mesa do nosso Colégio.

Por motivos pessoais, a Enfermeira Especialista Glória Butt deixou de ser a nossa Presidente e a Enfermeira Especialista Catarina Delgado a nossa Secretária.

A ambas quero neste momento expressar em nome do Colégio, da Mesa e de mim próprio, enquanto novo Presidente, o agradecimento pelo empenho que sempre colocaram no desenvolvimento do Colégio e o reconhecimento da qualidade com que o fizeram, valorizada tanto na Ordem quanto pelos vários parceiros com os quais trabalharam.

O projeto para o Colégio mantém-se, contudo.

Com um mandato da Mesa até 2015, importa concentrar atenções em matérias estruturantes que continuem a proporcionar o desenvolvimento da Enfermagem Especializada em Saúde Mental e Psiquiátrica no nosso País e fora dele.

Porque sabemos que nem sempre se tornam visíveis no curto prazo, destacamos as seguintes, já em curso, nesta mensagem:

A formulação dos programas e percursos formativos para a especialidade (Encontro do Colégio, realizado no dia 20 de junho, em Coimbra). Este projeto permitirá criar condições para a real aquisição/desenvolvimento e maximização das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental;

A definição de ratios para a área da prestação de cuidados especializados no âmbito dos serviços de Psiquiatria, fundamental para a garantia da qualidade dos cuidados especializados que são prestados com os clientes e medida gestionária imprescindível para os colegas Enfermeiros Chefe e responsáveis de serviços de Psiquiatria;

A internacionalização do Colégio com a participação na Rede Horatio (European Association for Psychiatric Nurses), ponte não apenas para o contato com o que de melhor se faz na Europa no âmbito da especialidade, mas também para a divulgação no espaço europeu das nossas boas práticas nacionais;

O acompanhamento do exercício profissional especializado, para o qual a Mesa se coloca como recurso para o esclarecimento de dúvidas e produção de pareceres vinculativos sobre as questões que os enfermeiros do colégio continuem a optar por colocar.

Colegas, estes são tempos difíceis, é certo. Numa altura de crise psicossocial como a que vivemos, os fenómenos de morbilidade mental são mais passíveis de surgir, não apenas na população em geral mas também entre nós, enfermeiros e enfermeiros especialistas do Colégio. Pelo que talvez, como nunca antes, se torne agora imprescindível a nossa participação social e profissional assente numa identidade coletiva, na entreajuda e em pilares científicos e profissionais sólidos.

Estamos convictos que é na valorização e reconhecimento da utilidade social da nossa Enfermagem especializada que se jogam os futuros próximos e distantes da profissão. Que é na medida em que os nossos clientes possam valorizar o que somos capazes de com eles fazer que cada vez mais se consolidará o nosso espaço de intervenção social fundamental na esfera da saúde mental.

É por aqui que continuaremos a caminhar, com a participação de todos.

E se é verdade que o Colégio somos todos, não o será menos que cada um, cada Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, é também o seu representante. É na sociedade, nas instituições de saúde e de ensino e junto dos clientes que cuidamos que somos, precisamos de ser, capazes de mostrar o melhor de nós.

Com votos de caminho conjunto,

A Mesa do Colégio da Especialidade em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica

Joaquim Lopes (Presidente)

Helena Moura (Vogal)

Fernanda Silva (Vogal)

patriciag