MCEEC realiza workshop de Enfermagem de Saúde Familiar e Enfermagem Comunitária

MCEEC realiza workshop de Enfermagem de Saúde Familiar e Enfermagem Comunitária


A Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária (MCEEC) da Ordem dos Enfermeiros, em parceria de excelência com a Secção Regional do Sul (SRSul), realizou dois workshops – Enfermagem de Saúde Familiar e Enfermagem Comunitária - no dia 13 de Setembro de 2014, no auditório da Câmara Municipal do Seixal.

«Enfermagem de Saúde Familiar – novos desafios»

O conhecimento dos recursos comunitários possibilita um maior entendimento sobre a negociação possível com as famílias e a mobilização de recursos que visam a promoção da sua funcionalidade efetiva. Num paradigma de intercooperação multidisciplinar e sendo o enfermeiro gestor o organizador de recursos com vista à máxima autonomia dos seus pacientes, a complementaridade entre os mesmos recursos é um elemento fundamental na construção de sinergias direcionadas à maximização do potencial de saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades.

 

  


O Decreto-lei n.º118/2014, de 5 de agosto «estabelece os princípios e o enquadramento da atividade do enfermeiro de família no âmbito das unidades funcionais de prestação de cuidados de saúde primários, nomeadamente nas unidades de saúde familiar (USF) e unidades de cuidados de saúde personalizados (UCSP)». Esta legislação faz emergir novos desafios à Enfermagem portuguesa.

A Professora Doutora Maria Henriqueta Figueiredo, autora do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar, foi a preletora deste workshop onde o Decreto-lei supracitado foi analisado pelos presentes.

«Enfermagem Comunitária de Saúde Pública, que desafios?»

Na área geodemográfica do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) que integra, compete à Unidade de Saúde Pública (USP) realizar o planeamento no domínio da Saúde Pública, a vigilância epidemiológica, a gestão de programas de intervenção no âmbito da prevenção, promoção e proteção da saúde e colaboração, de acordo com a legislação respetiva, no exercício das funções de autoridade de saúde.

O enfermeiro especialista em Enfermagem comunitária e de saúde pública é o profissional detentor de competências especializadas que lhe permite participar na avaliação multicausal e nos processos de tomada de decisão dos principais problemas de saúde pública e no desenvolvimento de programas e projetos de intervenção com vista à capacitação e empoderamento das comunidades na consecução de projetos de saúde coletiva e ao exercício da cidadania.

 

 

O Enf.º Pedro Melo, Doutorando em Enfermagem Comunitária Avançada, foi o preletor deste workshop que abordou entre outros temas, os desafios da «articulação entre as competências especializadas, a organização e metodologia de trabalho na USP, o processo de Enfermagem e a tomada de decisão clínica avançada, os indicadores sensíveis aos cuidados de Enfermagem especializados nesta unidade, a contratualização específica para os enfermeiros e uma reflexão sobre a liderança do enfermeiro especialista em Enfermagem comunitária da USP enquanto gestor de processos, dos sistemas de informação e dos recursos no ACeS».

A Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária agradece à SRSul, em especial ao Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enf.º Alexandre Tomás, todo o acolhimento, empenho e trabalho desenvolvido durante esta parceria.


Consulte aqui a apresentação do Enf. Pedro Melo.


Pl´ A Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária,

Enf.ª Maria do Céu Ameixinha de Abreu (Presidente)

patriciag