MCEEC presente no IV aniversário da UCC Seixal

MCEEC presente no IV aniversário da UCC Seixal

No passado dia 31 de outubro de 2014, realizou-se o IV aniversário da Unidade de Cuidados na Comunidade Seixal (ACeS Almada-Seixal) em que esteve presente o Enf. José Lima, Secretário da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária (MCEEC). Este aniversário foi assinalado através do evento «Adolescência, Espelho Meu! Espelho Meu», o qual permitiu dar uma grande visibilidade à componente dos Cuidados de Saúde Primários que se dedica a prestar cuidados de saúde de proximidade à população.

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) é a unidade funcional dos ACeS que maior trabalho desenvolve junto dos cidadãos. A MCEEC felicitou a UCC do Seixal, através da sua coordenadora, a Enf.ª Susana Santos, por acarinhar esta iniciativa, pelo aniversário da unidade e pelo trabalho desenvolvido pelos seus profissionais.

A crise socioeconómica que o País atravessa influencia o acesso aos cuidados de saúde por parte dos utentes, pelo que as UCC desempenham um papel fundamental na garantia dessa acessibilidade e equidade.  A gestão dos recursos tem que ser bem efetuada pelos seus profissionais para que a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde seja uma realidade. Através deste evento ficou demonstrado que as parcerias comunitárias dão um grande contributo.

Estas duas vertentes – a de organizar e fornecer respostas inovadoras e integradas na comunidade, à qual se junta a preocupação com custos e benefícios das UCC – ficaram bem patentes no programa deste evento.
 
A Ordem dos Enfermeiros tem vindo a defender este modelo de prestação de cuidados desde o primeiro momento. Foi transmitida a ideia de que os enfermeiros ouvem com muita frequência palavras de profundo agradecimento por parte dos cidadãos. Terão, igualmente, a clara noção das mais-valias no que toca à prevenção da doença e promoção da saúde, redução de idas às urgências ou de internamentos, reabilitação e controlo da dor, na preparação para a parentalidade e no envelhecimento ativo.

Podem contar com o apoio da MCEEC para trilhar esse caminho.  

 

patriciag