MCEEC participa no Encontro de Unidades de Cuidados na Comunidade «Presente com Futuro!»

A Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária (MCEEC) esteve presente, no passado dia 9 de julho, no Encontro de Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) «Presente com Futuro!», que teve lugar no Auditório Alto dos Moinhos (Estação de Metro do Alto dos Moinhos), onde foi apresentado o estudo, realizado pela Secção Regional do Sul (SRS), referente aos indicadores de desempenho das UCC, monitorizados durante o 2º semestre de 2013.

A crise socioeconómica que o País atravessa tem repercussões importantíssimas no acesso aos cuidados de saúde por parte das populações, pelo que as UCC desempenham um papel decisivo na garantia dessa acessibilidade e equidade. Desde o primeiro momento que a Ordem dos Enfermeiros tem vindo a defender este modelo de prestação de cuidados, na medida em que «as UCC são peças fundamentais dos Cuidados de Saúde Primários – ao prestarem cuidados “integrados, diferenciados e articulados com as estruturas locais”» e os números estão aí para o comprovar.

Pode consultar aqui todos os dados deste estudo exploratório e descritivo sobre as UCC.

A MCEEC congratula-se por ter estado, desde o início em parceria com a SRS, no desenvolvimento deste trabalho e consequentemente no desenvolvimento das UCC no País. Os três membros da MCEEC presentes no evento, Mª do Céu Ameixinha de Abreu, José Barbosa Lima e Luís Filipe Seixo, deram os parabéns à SRS pelo excelente trabalho realizado ao longo do tempo e agradeceram ao Presidente do Conselho Diretivo da SRS, Enf. Alexandre Tomás, pelo amável convite para o Encontro.

A MCEEC irá sempre apoiar o caminho para a promoção da saúde. As UCC são um modelo com Futuro!

A Presidente da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária,

Enf.ª Maria do Céu Ameixinha de Abreu