MCEEC participa em debate organizado pela Secção Regional do Sul

MCEEC participa em debate organizado pela Secção Regional do Sul

No passado dia 14 de outubro, o Enf. José Barbosa Lima participou num debate promovido pela Secção Regional do Sul (SRS) da Ordem dos Enfermeiros (OE) em representação da Mesa do Colégio da Especialidade em Enfermagem Comunitária (MCEEC). Estiveram presentes elementos das Equipas Intra-Hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos e das Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos.
 
Para a MCEEC, é muito gratificante estar em parceria com a SRS no desenvolvimento de várias iniciativas que culminam em debates pertinentes nestes contextos de proximidade e de reflexão.

Nesta iniciativa, ficou patente a articulação entre os Cuidados de Saúde Primários (CSP) e os Cuidados de Saúde Diferenciados.

A crise socioeconómica que o País atravessa tem repercussões importantíssimas no acesso aos cuidados de saúde por parte das populações, pelo que estas equipas desempenham um papel decisivo na garantia dessa acessibilidade e equidade.

Apesar da pertinência da resposta advogada pelos Cuidados Paliativos, as Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos ainda são em número escasso e insuficiente. Para dar resposta ao Programa Nacional de Cuidados Paliativos, em vez de 11 equipas, seriam precisas uma por cada 140 a 200 mil habitantes.

Estas equipas, além de prestarem cuidados específicos a doentes que deles necessitam, prestam apoio diferenciado às unidades funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) e contribuem para a formação específica.

Esta equipa pode estar integrada numa Unidade Funcional dos CSP ou na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

Ficou bem evidente que só com trabalho em equipa é que se pode afirmar que estas Equipas de Suporte em Cuidados Paliativos são um presente com futuro!
 

patriciag