Comemoração do Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes - 14 de Novembro - foi criado, em 1991, pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A escolha desta data teve por base o aniversário de Frederick Banting, médico canadiano, que em conjunto com Charles Best, seu colega de profissão, conduziu as experiências que levaram à descoberta da insulina em 1921.

Em 2007, esta data destacou-se, na medida em que no ano anterior, as Nações Unidas reconheceram, através da resolução 61/225 de 20/12/2006, «(…) que a Diabetes é uma doença crónica, debilitante e onerosa com complicações graves que constituem risco severo para famílias, Estados Membros e todo o mundo, podendo comprometer a obtenção de objectivos de desenvolvimento acordados internacionalmente (…)». Após esta resolução, o dia 14 de novembro passou a ser considerado como um dia das Nações Unidas e a ser comemorado todos os anos a partir de 2007.

Podemos assim considerar o Dia Mundial da Diabetes como uma campanha de dimensão mundial para a consciencialização desta doença.

A diabetes afeta em termos mundiais cerca de 366 milhões de pessoas. Já em Portugal, o número anda à volta de 1 milhão de portugueses. Segundo as estatísticas, a cada 7 segundos morre no mundo uma pessoa devido a este flagelo. Prevê-se que, em 2030, o número de diabéticos possa chegar aos 552 milhões de pessoas.

Portugal, com uma taxa de 12,4%, é o país da Europa Ocidental com maior prevalência.

Esta é pois uma doença que é um flagelo à escala mundial e que urge combater com maior eficácia, com todos os meios à nossa disposição.

Anualmente, é escolhido um tema (Vida Saudável e Diabetes, em 2014) pela Federação Internacional de Diabetes com o objetivo de alertar para as necessidades e problemas com que se defrontam os doentes diabéticos. É, pois, um dia que serve sobretudo para chamar a atenção das entidades oficiais, profissionais de saúde e da comunidade em geral para a problemática desta doença.

Para travar este flagelo e considerando o aumento exponencial de custos, a intervenção prioritária deve ter por base a prevenção. Daqui se infere a importância do papel dos enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários, na medida em que são eles que estão na primeira linha de combate, tendo presente a sua área de atuação.

Para a generalidade da população e para as pessoas em risco de virem a desenvolver diabetes, o foco desta intervenção deverá incidir na consciencialização sobre a doença em si e quais os instrumentos necessários e essenciais à sua prevenção. Já para as pessoas com diabetes diagnosticada, o foco deverá incidir na capacitação das pessoas para um conhecimento adequado e consciente da doença por forma a melhorar a compreensão sobre a diabetes e a adequada prevenção das complicações.

O enfermeiro deverá promover a educação / capacitação das pessoas, não só como estratégias de prevenção da doença, mas também como elemento fundamental no tratamento da doença.

A MCEEC associa-se assim, desta forma, às comemorações do Dia Mundial da Diabetes.

Conheça o significado do logotipo da Diabetes:

patriciag