Rede EURES - Trabalhar no estrangeiro

Rede EURES - Trabalhar no estrangeiro

Portugal tem vindo a enfrentar diversas condicionantes socioeconómicas, que têm resultado na elevada saída do País de quadros qualificados.

A Ordem dos Enfermeiros (OE) está a par da situação e, consequentemente tenta ajudar os membros que tenham tomado a decisão de ir trabalhar para outro País a obter informação.

Neste sentido, a OE tem vindo a contatar com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), que através da rede EURES disponibiliza apoio nesta temática. Sublinhamos que o nosso objetivo é ajudar/informar os membros que tomam a decisão de ir trabalhar para outro País.

O IEFP publicou uma brochura com aspetos que deverá ter em conta no seu processo de tomada de decisão.

Poderá encontrar aqui informação mais detalhada na rede EURES, a rede europeia de serviços de emprego, que visa facilitar a mobilidade dos trabalhadores a nível transnacional e transfronteiriço, no âmbito do Espaço Económico Europeu (e Suíça), uma área que integra atualmente 31 países.
 
A rede EURES oferece serviços de informação, aconselhamento e apoio à colocação / recrutamento, promovendo o contato entre candidatos a emprego e empregadores interessados em recrutar fora do país.

Em Portugal, a Rede EURES está integrada:

• no Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P., no Continente;
• no Instituto de Emprego da Madeira;
• na Direção Regional para o Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, nos Açores;

com uma rede de 24 Conselheiros EURES, presentes nas várias regiões do país.

Estes profissionais têm conhecimentos especializados em assuntos práticos, jurídicos e administrativos relacionados com a mobilidade a nível nacional e transfronteiriço. Trabalham no Serviço Público de Emprego de cada Estado-membro, ou noutras organizações parceiras da rede EURES.

Este é um dos contatos que poderá utilizar para adquirir trabalho ou obter informações sobre entidades empregadoras.
 

patriciag