Visita ao Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho debate portaria que reestrutura rede hospitalar

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) recebeu a visita do Enf. Germano Couto, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), poucos dias depois do Ministério da Saúde ter publicado a Portaria n.º 82/2014, de 10 de Abril, que classifica os hospitais em grupos, conforme a tipologia de serviços que irão oferecer até 2015.

Da visita ao CHVNG/E, a OE saiu com a convicção reforçada de que não é compaginável a perda de qualquer valência daquele centro hospitalar face às necessidades da população. Urge, por isso, manter todas as valências diferenciadoras do CHVNG/E, atendendo à excelência dos cuidados que têm vindo a ser prestados, à capacidade instalada dos seus serviços, bem como as áreas de influência direta e indireta do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

A visita da OE decorreu a 14 de abril de 2014 e resultou de uma vontade clara de ambas as partes – Ordem e Conselho de Administração do CHVNG/E – desenvolverem um trabalho de maior proximidade e de colaboração institucional. Além do Enf. Germano Couto, a OE esteve representada nesta iniciativa pela Enf. Isabel Oliveira, Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Centro, e pelo Enf. Jorge Cadete, Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Norte.

Entre os assuntos abordados, a Ordem dos Enfermeiros manifestou a sua preocupação pela demora no lançamento do aviso de Candidatura ao Programa Operacional da Região Norte (ON.2) por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), obra que considera fundamental para potenciar os cuidados prestados à população e oferecer condições de exercício condignas para os profissionais de saúde.

lneves