Tomada de posse dos Órgãos estatutários resultantes de eleições intercalares de 17 de Março

Tomada de posse dos Órgãos estatutários resultantes de eleições intercalares de 17 de Março

Decorreu no dia 26 de Março, no Hotel Lutécia, em Lisboa, a cerimónia de tomada de posse dos órgãos eleitos no sufrágio de 17 de Março - Conselho de Enfermagem, Conselho Fiscal, Colégios de Especialidade e Conselhos de Enfermagem Regionais.

A sessão teve início com uma breve introdução a cargo da Enf.ª Ana Sara Alves de Brito, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Enfermeiros, onde aquela responsável agradeceu o trabalho feito pelos colegas que terminaram o mandato e deu as boas-vindas aos que ali iniciaram um novo compromisso com a OE. A Enf.ª Ana Sara Alves de Brito também apelou à participação de todos na vida da Ordem - nos debates, nas assembleias-gerais, nos actos eleitorais, etc.

Seguiu-se a intervenção da Enf.ª Maria Augusta Sousa. A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros recordou que a tomada de posse dos órgãos em causa surge no seguimento da alteração do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros. Este, por sua vez, assume-se como «instrumento para dar suporte ao Modelo de Desenvolvimento Profissional» (MDP) assente na certificação de competências e na individualização de competências.
 
Recordando que todo este percurso tem sido feito de várias etapas, a Enf.ª Maria Augusta Sousa afirmou que até ao final de Abril de 2010 estará concluído o processo de elaboração da proposta de decreto-lei que irá regulamentar o MDP. Este foi o compromisso assumido na reunião de 25 de Março com a Dr.ª Ana Jorge, Ministra da Saúde.

Agradecendo «a todos os que deram o seu contributo e aos que agora vão iniciar o seu mandato», a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros salientou que os órgãos ali presentes «são o garante da construção do caminho trilhado e do compromisso que a Ordem assumiu com os enfermeiros e com os cidadãos». Mais: «A Ordem que queremos é a que se constrói com todos, seguindo a orientação geral dos que nos elegeram».   

Seguiu-se uma série de curtas intervenções inauguradas pelo Enf.º António Marques, ex-presidente da Comissão de Especialidade de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica. Deixando palavras de incentivo aos colegas que tomaram posse, o Enf.º António Marques mostrou-se «satisfeito pela experiência enriquecedora», salientando a sua «admiração e respeito pelos colegas que lutam pela Enfermagem de forma desinteressada».

Tomou ainda a palavra a Enf.ª Sandra Xavier, ex-vogal da Comissão de Formação, a Enf.ª Teresa Chambel, Presidente do Conselho Fiscal, o Enf.º Sérgio Deodato, Presidente do Conselho de Jurisdicional, Enf.º João Quintela, membro do Conselho de Enfermagem Regional da Secção Regional do Sul, e a Enf.ª Lucília Nunes, Presidente do Conselho de Enfermagem. Tiveram ainda a oportunidade de intervir o Enf.º Sérgio Gomes, Chief Nursing Officer, a Dr.ª Catarina Tavares, representante da UGT, a Dr.ª Maria do Carmo Tavares, representante da UGT, o Enf.º Juan Carvalho, dirigente do SERAM, e a Enf.ª Rosa Rodrigues, Assessora no Ministério da Saúde. 

lneves