Terceiro Fórum Global sobre Recursos Humanos na Saúde: Declaração Política de Recife

Terceiro Fórum Global sobre Recursos Humanos na Saúde: Declaração Política de Recife

O Terceiro Fórum Global sobre Recursos Humanos para a Saúde realizou-se em Recife, no Brasil, de 10 a 13 de novembro de 2013 e culminou com a adoção da «Declaração Política de Recife sobre Recursos Humanos para a Saúde: compromissos renovados para a cobertura universal de saúde».

Neste documento, foi reiterada a importância da Declaração de Kampala e a Agenda para Ação Global, assim como o Código de Prática Global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o Recrutamento Internacional de Profissionais de Saúde, e reconhecida a necessidade de rever estes compromissos face aos novos desenvolvimentos, com uma visão de progressão a caminho da cobertura universal de saúde.

A Declaração reúne uma agenda comum de trabalho que tem como objetivo a melhoria dos recursos humanos existentes na área da Saúde, definindo o tipo de ações e compromissos exigidos, tanto a nível nacional como global, para enfrentar os desafios internacionais atuais, nomeadamente a migração dos profissionais de Saúde.

Gerir, de forma eficaz, a utilização e distribuição dos recursos existentes, partilhar tarefas e apostar na formação da força de trabalho são algumas das medidas incluídas na Declaração assumida em Recife. Cada país terá de adotar as mais adequadas de acordo com a sua realidade, tendo sempre presente que a aposta nos recursos humanos traduz-se em ganhos para quem presta e para quem recebe cuidados de saúde.

A terceira edição do fórum global contou com mais de dois mil participantes de 93 Estados-membros representativos de vários círculos eleitorais, universidades, associações profissionais e sociedade civil.

Declaração do Recife

     Documento em inglês;

     Documento em português.

Notícia sobre o Primeiro Fórum Global sobre Recursos Humanos na Saúde.

Notícia sobre o Segundo Fórum Global sobre Recursos Humanos na Saúde.

patriciag