Semana Europeia do Aleitamento Materno: Apenas Dez Passos Para Ser Amigo dos Bebés

Semana Europeia do Aleitamento Materno: Apenas Dez Passos Para Ser Amigo dos Bebés

          

 

 

 

 

No dia 4 de Outubro, a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EESMO) realizou uma Conferência sobre Aleitamento Materno, no Auditório da Câmara Municipal de Vila do Conde. Este evento contou com a presença de 165 enfermeiros, peritos nesta área e enfermeiros que apresentaram o trabalho que desenvolvem nas suas instituições.

Em síntese, podemos afirmar que ficou demonstrado neste evento que a protecção, promoção e suporte ao Aleitamento Materno são para os enfermeiros e para este Colégio de Especialidade uma prioridade no que diz respeito à saúde da Mulher / Família e do Recém-Nascido (RN).

Não temos dúvidas que:
• O Aleitamento Materno é a maneira natural de alimentar o RN, lactentes e as crianças na primeira infância;
• O Aleitamento Materno, exclusivo durante os primeiros 6 meses de vida, complementado com outros alimentos até aos dois anos ou mais, assegura um crescimento, desenvolvimento e saúde óptimos;
• O Aleitamento Materno não se encontra totalmente protegido e apoiado nas instituições de saúde, por isso é preciso fazer mais e melhor;
• Os serviços prestadores de cuidados na área do Aleitamento Materno têm, muitas vezes, práticas que representam obstáculos à iniciação e à continuidade da amamentação.

O lema mundial para 2010 focaliza os «10 Passos para ser Amigo dos bebés» como o caminho para o sucesso da amamentação. Neste contexto, a enfermeira Teresa Félix clarificou nesta Conferência o processo de Certificação / Acreditação e revelou os desafios da «Iniciativa Amigo dos Bebés» para o início do século XXI.

Estamos convictas que com a preparação da grávida / casal durante a gravidez e a criação de vários Cantinhos de Amamentação para apoiar as mães após a alta hospitalar, estes espaços devem ser uma prioridade, havendo necessidade de apoiá-los e incentivá-los.
A monitorização, a avaliação e a investigação em áreas prioritárias e consensuais, como é a área do Aleitamento Materno, são indispensáveis, pelo que este Colégio apoia e incentiva essas práticas. Assim, uma saudação especial para a Direcção-Geral da Saúde, na pessoa da Sr.ª enfermeira Adelaide Órfão, pela criação do Observatório para o Aleitamento Materno – com o Registo do Aleitamento Materno (RAM) nos hospitais e centros de saúde, a nível nacional. 

Aproveitamos esta oportunidade, e à semelhança das várias experiências que ali partilhámos, para informar todos os colegas Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica que desenvolvam trabalhos em parceria com as mulheres na área do Aleitamento Materno e que pretendam divulgar essa experiência relevante, que enviem a proposta para o site da OE, ao cuidado da Mesa do Colégio da EESMO, para que de uma forma efectiva nos seja possível conhecer e dar visibilidade do trabalho que está a ser desenvolvido nesta área.

É necessário prestar apoio às mães que amamentam, mas não devemos ignorar as mulheres que decidem não amamentar. As mulheres que, tendo recebido informação completa, correcta e actualizada acerca do Aleitamento Materno, decidem alimentar artificialmente os seus filhos devem ser respeitadas na sua decisão e devem ter o apoio necessário para o fazer eficazmente.

A reflexão sobre a nossa prática clínica de Enfermagem esteve presente durante todo o evento. Entendemos que só com a demonstração do que fazemos, como fazemos e dos resultados que obtemos, será possível alicerçar o nosso desempenho em processos de melhoria contínua, dando visibilidade aos ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de Enfermagem.

Agradecemos e realçamos o contributo de todos aqueles que com o seu trabalho, empenho e dedicação tornaram possível a realização deste evento:
• A todos os prelectores;
• A todas as instituições que dispensaram os colegas para estarem presentes;
• Ao Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros (OE);
• À Câmara Municipal de Vila do Conde;
• Ao Gabinete de Comunicação e Imagem: Ana Saianda;
• Ao Secretariado da OE: Helena Zacarias e Alexandra Fernandes;
• À Secção Regional do Norte na pessoa do seu Presidente: Sr. Enf.º Germano Couto;
• Às colegas que colaboraram na concretização deste evento e que estiveram atentas para que nada faltasse.
E de um modo especial a todos os colegas que estiveram presentes, obrigada pela vossa participação e partilha.

Mesa do Colégio da EESMO

Ana Saianda