Secção Regional Sul critica atuação da ARS-LVT

Secção Regional Sul critica atuação da ARS-LVT

Enfermeiros e cidadãos merecem mais respeito!

A Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros repudia veementemente as condições com que estão a ser contratados pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), os enfermeiros dos 22 agrupamentos de centros de saúde da área da Grande Lisboa.

Os enfermeiros são profissionais altamente qualificados que no desempenho das suas funções de contacto de proximidade com o cidadão assumem elevada responsabilidade.

Os Enfermeiros são um dos pilares fundamentais para o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente na reorganização dos cuidados de Saúde Primários com inegáveis contributos para ganhos em saúde da população, pelo que compete ao Ministério da Saúde garantir condições de exercício profissional com qualidade.

O Governo, o Ministério da Saúde e a ARS-LVT devem ser responsabilizados pela incapacidade de resposta das unidades de saúde, pois muitos enfermeiros estão a recusar as condições apresentadas, em conformidade com a orientação da Ordem dos Enfermeiros.

Reforçamos que é fundamental dar continuidade à prestação de cuidados de Saúde com qualidade, função que os enfermeiros asseguram diariamente na relação que estabelecem com o cidadão.

Não aceitamos que as condições apresentadas por parte da ARS-LVT não só sejam inferiores ao salário médio de um enfermeiro em início de carreira como são inferiores ao salário mínimo nacional.

Neste contexto, a Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros denuncia a inaceitável discriminação que uma vez mais está a ser colocada aos enfermeiros, profissionais altamente qualificados, o que representa um atentado à dignidade da profissão.

Ana Saianda