Reuniões da Tríade: enfermeiros discutem força de trabalho em Enfermagem e Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica

Reuniões da Tríade: enfermeiros discutem força de trabalho em Enfermagem e Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica

As Reuniões da Tríade realizaram-se, entre 18 e 21 de Maio, em Genebra, e tiveram como objectivos destacar a necessidade dos governos investirem na força de trabalho em Enfermagem e Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica com o propósito de alcançarem a Cobertura Universal em Saúde e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

A exemplo de anos anteriores, esta edição contou com a participação de uma comitiva portuguesa composta por elementos da Ordem dos Enfermeiros (Graça Silveira Machado, Luís Barreira e Ana Fonseca) e do Fórum Nacional das Organizações Profissionais de Enfermeiros (Filomena Silva da Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses e Guadalupe Simões do Sindicato de Enfermeiros Portugueses). As Reuniões da Tríade são organizadas, em conjunto, pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses – ICN), pela Confederação Internacional de Parteiras (International Confederation of Midwives) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

 



Nos dias 18 e 19 de Maio, Graça Silveira Machado, Filomena Silva e Guadalupe Simões participaram na Reunião das Associações Nacionais de Enfermagem (National Nurses Associations) onde foram discutidos assuntos relevantes para as associações, no que diz respeito à Estratégia Global da OMS sobre recursos humanos em Saúde 2030, Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e Cobertura Universal em Saúde.

Em simultâneo, Luís Barreira e Ana Fonseca participaram no Fórum de Credenciação e Regulação (Credentialing and Regulators Forum) onde foram debatidos assuntos importantes para a regulação e credenciação da profissão.

Nos dias 20 e 21 de Maio, a comitiva portuguesa participou na 6ª Reunião da Tríade onde foram abordados assuntos de interesse comum e preocupações transversais a associações, reguladores e governos, o que resultou na troca de ideias e experiências não só a nível regional, nacional, mas acima de tudo internacional.

Esta reunião culminou na adopção de um comunicado destinado à Assembleia Mundial de Saúde (AMS), realizada entre 23 e 28 de Maio, em Genebra, e que juntou ministros, autoridades da saúde e Organizações Não-Governamentais de 194 países. A Bastonária Ana Rita Cavaco e o Presidente da Secção Regional do Centro, Ricardo Matos, integraram a delegação do ICN na AMS.

Leia aqui a versão final do documento.

Leia aqui a versão portuguesa do comunicado.

patriciag